12 de maio de 2018

Teófilo acompanha Dia D da vacinação contra a gripe em unidades de saúde

IMG_9405

Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Arapiraca abriram as portas, neste sábado (12), para a realização do Dia D  da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, organizou um mutirão para atender os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A abertura do dia D aconteceu na UBS Dr. Geraldo Lúcio da Silva, no bairro Primavera. E contou com a participação do prefeito Rogério Teófilo, que aproveitou o momento para conversar com a população e profissionais da unidade, e a secretária Municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, e  equipe técnica.

As unidades e centros de saúde foram preparadas especialmente para receber a população. Na UBS da Primavera, a gerência decorou a sala de espera e organizou uma mesa de frutas, para os idosos, e distribuição de pipoca e doces para as crianças.  

IMG_9166

Quem chegou cedo e foi a primeira a receber a dose da vacina foi a aposentada Lucila Silva Ananias, 71 anos. “Eu moro aqui pertinho, mas ainda não tinha me vacinado. Aproveitei que o posto de saúde abriu hoje para tomar a dose e me proteger da gripe”, afirmou.

A campanha de vacinação, que protege contra três vírus do tipo influenza, incluindo o H1N1 e o H3N2, teve início no dia 23 de abril  e segue até 1º de junho, nas unidades de saúde. Podem tomar a dose da vacina: idosos a partir dos 60 anos, doentes crônicos, gestantes, mães no pós-parto, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, portadores de condições especiais, professores e profissionais de saúde.

IMG_9311

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar cerca de 53 mil pessoas que integram os grupos prioritários, até o término da campanha. Em relatório apresentado no último dia 10, o município já registrava perto do 50% de imunização. “A proposta é alcançar a meta do Ministério da Saúde e  vacinar 90% da população apta a receber a dose da vacina”, afirmou Aurélia Fernandes.

(Fotos: Genival Silva)