Seminário sobre alfabetização reúne mais de 400 profissionais da educação
Arapiraca reuniu mais de 400 profissionais da educação infantil, do ensino fundamental e do Programa Novo Mais Educação, na manhã desta sexta-feira (25), no Ginásio Papa João Paulo II, Parque Ceci Cunha, no IV Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
O evento, que encerrou o ciclo das turmas 2017 de formação continuada do Pnaic, promovido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, uniu professores, coordenadores pedagógicos e mediadores do Programa Novo Mais Educação.
“Desde que aderiu ao Pnaic, Arapiraca reafirmou seu compromisso com a alfabetização, o letramento e a aprendizagem de todas as crianças da rede, assumindo a responsabilidade da implementação de cursos de formação continuada, que é componente essencial da profissionalização e da valorização docente”, destacou a superintendente pedagógica e coordenadora do programa, professora Genaura Araújo.
Programação
Com o tema “Concepções e Práticas inovadoras na perspectiva do letramento: interface entre as diversas áreas do saber”, a conferência promoveu debate e troca de conhecimentos para uma educação pública de qualidade. Na programação, apresentação artística com professores e alunos da Escola de Ensino Fundamental Tibúrcio Valeriano da Silva; Retrospectiva do Pnaic em Arapiraca, apresentada pela superintendente pedagógica e coordenadora do programa, professora Genaura Araújo; palestra sobre o tema central do seminário, com a Professora Msc. em Educação, Andreza Fabrícia Pinheiro, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); relatos de experiências das práticas pedagógicas do Pnaic e Exposição de Experiências Exitosas das Escolas e Centros de Educação Infantil de Arapiraca.
Sobre o Pnaic
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.
Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.
(Fotos: Genival Silva)