3 de maio de 2018

Rogério Teófilo sanciona lei que nomeia a creche Professora Berenice Miranda Neto

IMG_8525

O prefeito Rogério Teófilo sancionou, na tarde desta quarta-feira (02), a lei que dá o nome da professora da Professora Berenice Miranda Neto ao Centro de Educação Infantil, localizado no bairro Planalto, em Arapiraca.

“Como professor e filho de um educador, tenho o maior prazer em homenagear a professora Berenice. Fico muito orgulhoso quando reconhecemos e nomeamos pessoas como vocês, professora”, declara o prefeito Rogério Teófilo. “Desejo que esse legado construído se perpetue através dessa unidade. Sanciono essa lei com o maior prazer”, conclui Teófilo.

A professora homenageada, ‘Berê’, como é conhecida, agradeceu ao prefeito e a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Vereadores, professora Graça, pela indicação do projeto de lei. “Eu gostaria de agradecer de coração a confirmação e o reconhecimento de vocês pelo meu nome na creche. Muito obrigada por eternizar meu nome, prefeito Rogério e professora Graça”, diz Berenice.

Na oportunidade, a filha de ‘Berê’ também elogiou a escolha e falou do reconhecimento. “Como filha, eu fico muito agradecida. Aos 24 anos, ela não era nem alfabetizada, em tornei professora através desse exemplo. Ficamos muito agradecidos com esse reconhecimento”, destaca Adriana.

Lucas Ferreira IMG_8546

A homenageada

A professora Berenice Miranda Neto nasceu em 15 de dezembro de 1944, em Manuéis, um vilarejo pertencente ao município de Traipu, é filha de agricultores e trabalhou na roça. Além das lavouras, Berenice cultivou um sonho: o de estudar e ser professora.

Na sua infância, estudou o ABC com sua tia e aprendeu a ler e escrever com dificuldade. Em matemática, só sabia fazer conta “de cabeça”. Não sabia no papel quanto era “2 + 2”. Aos 24 anos, veio morar em Arapiraca com sua irmã Lindaci. Sem perder tempo, foi à Escola Hugo Lima para matricular-se na 2ª série primária no curso noturno, já que durante o dia precisava trabalhar para se manter.

No final do ano foi aprovada na 4ª série e passou no exame de admissão do colégio Bom Conselho. E lá cursou o ginásio e o 2° grau. Ao terminar, prestou vestibular e foi a 3ª colocada no curso de Estudos Sociais da Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca. Seu primeiro trabalho como professora foi no colégio São Francisco, onde atuou como professora da educação infantil, do 1° e 2° graus.

Em 1977, a professora passou a trabalhar na Secretaria Municipal de Educação como auxiliar de supervisão. Aprovada no concurso da rede estadual, trabalhou na Escola Olímpia Tenório em Girau do Ponciano e nas escolas Adriano Jorge, Artur Ramos, Prof. Pedro de França Reis e Rotary, em Arapiraca.

Mas foi na Secretaria Municipal de Educação que teve as maiores oportunidades de aprender: fez cursos de aperfeiçoamento, além da especialização em Alfabetização, na PUC de Minas Gerais, custeados pela secretaria na gestão do então secretário Luciano Barbosa. Passou então a  coordenar a Educação de Jovens e Adultos (Eja). Depois de muitos anos de trabalho com o EJa, ela assou a fazer parte da equipe da Educação Infantil e se encanta com esta modalidade.

Hoje, aos 73 anos, já aposentada, Berenice ainda sente saudade de suas tarefas na educação, pois foi no seu trabalho firme e responsável; com seu jeito simples de moça da roça; com sua força de mulher e mãe, que ´Berê´ é hoje parte da história da Educação de Arapiraca.

Lucas Ferreira `Berê`presenteia e agradece ao prefeito Rogério Teófilo

`Berê` presenteia e agradece ao prefeito Rogério Teófilo

 

(Fotos de Lucas Ferreira)