15 de maio de 2018

Prefeitura e Algás alinham adensamento da rede de Gás em Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, através do prefeito Rogério Teófilo e corpo técnico das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, e a diretoria da distribuidora de Gás Natural do Estado de Alagoas, a Algás, discutiram, em reunião realizada nessa terça-feira (16), o projeto de adensamento da rede de Gás em Arapiraca e as potencialidades do uso do Gás no processo de desenvolvimento econômico do município.

De acordo com o presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti, o projeto de adensamento será feito por meio de uma tecnologia de ponta e não destrutiva, não prejudicando assim o asfalto. “O furo direcional gasoduto é feito com o objetivo de perfurar o subsolo de forma horizontal que ocorre entre dois poços e é feito sem rasgar a malha”, esclareceu Arnóbio.

O processo de desenvolvimento urbano da cidade de Arapiraca será apresentado, ainda essa semana, pelo secretário Michael Chinelato a Algás, para que a cidade interaja no adensamento da rede. Além disso, a distribuidora e a Prefeitura vão construir, juntos, um plano de negócios para indústrias e empresas a partir do uso do gás.

O Gasotudo Penedo-Arapiraca está em fase de testes e a rede estará completamente pronta em até 60 dias, garantiu o presidente da Algás. Os procedimentos de licenciamento ambiental da rede de distribuição estruturante também estão em discussão com a secretaria de Meio Ambiente do município.