29 de maio de 2018

Palestras educativas sobre trânsito fazem parte da rotina de empresas, em Arapiraca

JFS1

Fotos: SMTT

Palestras educativas sobre trânsito estão fazendo parte da rotina de empresas, em Arapiraca. A iniciativa da prefeitura, por parte da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), é conscientizar os condutores sobre a responsabilidade deles no controle de veículos, e assim, obter a direção defensiva.

Colocando em prática as ações que já foram realizadas no período do Movimento Maio Amarelo (MMA), de 12 a 26 deste mês, a equipe da Gerência de Educação para o Trânsito (GET) mantém as palestras educativas nas empresas da cidade, a exemplo do que aconteceu na manhã desta terça-feira (29), na JFS Stell, na Rodovia Estadual AL-110, no bairro Boa Vista.

A palestra ministrada pelo técnico e agente de autoridade de trânsito (AAT), Carlos Alberto Peixoto, ressaltou a questão da Educação no Trânsito sobre o comportamento dos condutores, Legislação de Trânsito e Direção Defensiva, conforme as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Com um público específico entre colaboradores da empresa como eletricistas, eletrotécnicos e administrativos, todos condutores, a palestra surtiu o efeito de alertá-los sobre a importância de conhecerem a legislação e a praticar a direção defensiva quando estiverem exercendo suas atividades no trânsito.

JFS4

“Estamos focando nesses três eixos que são fundamentais para termos um trânsito seguro e evitarmos o aumento no número de acidentes nas vias da cidade e nas rodovias estaduais que passam em Arapiraca”, afirmou Carlos Alberto.

A supervisora Danielma Beatriz Andrade Silva, de 35 anos, disse que a palestra serviu para alertá-la ainda mais sobre a necessidade de ter atenção no trânsito. Há pouco menos de um mês ela perdeu um amigo, vítima de acidente com moto.

“Em virtude de tantos acidentes no trânsito, palestra como esta serve para que possamos melhorar nosso conhecimento e sermos mais responsáveis no dia a dia do trânsito”, pontuou a mesma.

Acidentes e violência

As estatísticas de acidentes no trânsito não catalogadas pela SMTT, mas o Hospital de Emergência do Agreste (HE), localizado na AL-220, em Arapiraca, faz um levantamento de acordo com a entrada de vítimas que se acidentam em toda a Região do Agreste, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que registra os acidentes ocorridos na região.

Mas, como os números de acidentes ainda são altos, a equipe de Educação para o Trânsito da SMTT de Arapiraca trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do programa Promoção da Saúde, cuja coordenadora Fátima Ramalho participa de todas as ações.

Para consolidar a parceria, a SMTT e a SMS vão realizar palestra na manhã desta quarta-feira (30), na empresa Carajás, no bairro Brasília, sobre Prevenção de Acidentes e Violência no Trânsito, a ser ministrada pela equipe de Educação para o Trânsito da SMTT.

Qualquer empresa situada em Arapiraca poderá solicitar à SMTT, via ofício ao superintendente do órgão e com antecedência, palestra sobre trânsito para seus colaboradores. Maiores informações poderão ser obtidas diretamente com a Gerência de Educação para o Trânsito (GET) pelo e-mail: detsmtt@hotmail.com ou pelos telefones (82) 3522-3224; 3522-3254.