14 de maio de 2018

Núcleo de Valorização tem melhorado vida de servidores e da comunidade escolar

Todo trabalho que vise a valorização do servidor público e viabilize melhores condições de trabalho faz com que os profissionais sintam-se motivados e reconhecidos pela contribuição dada na formação educacional de crianças, jovens e adultos

Implementado em 2017, o Núcleo de Proteção e Qualidade de Vida da Comunidade Escolar (NcNQVCE), da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Smede), é uma ferramenta que tem transformado e auxiliado as vidas dos professores, funcionários, pais e alunos da Rede Municipal de Ensino.

Núcleo

Núcleo atende não só aos servidores, mas aos pais e alunos de toda Comunidade Escolar

O núcleo visa ainda atender os servidores que atravessam períodos de elevado estresse, alunos em situação de vulnerabilidade, tanto social, quanto pessoal, pais que estejam vivendo conturbações diárias, entre outros danos à vida.

Só em 2017, ano em que o projeto foi posto em prática, ele realizou aproximadamente 350 ações dentro da comunidade escolar, a exemplo dos atendimentos individualizados, articulação com os serviços da rede socioassistencial, encaminhamentos, participações em reuniões, conselhos e capacitações, reuniões com famílias e visitas institucionais, escolares e domiciliares.

Atenta aos anseios dos servidores da Educação arapiraquense, a Secretária de Educação e Esporte, Mônica Leônia Pessoa, conhece de perto o dia a dia e as dificuldades encontradas pelos professores.

É uma preocupação e um cuidado que estamos tendo com os servidores da Educação. Somos todos professores e sabemos as dificuldades de ser um professor nesse mundo contemporâneo. A gente sente a necessidade de estar mais próximo desse profissional e de promover o bem-estar e garantir melhoria na qualidade de vida, tanto do indivíduo, quanto do servidor”, apontou a secretária.

De acordo com a enfermeira do trabalho e mentora do núcleo, Patrícia Santana, ele é composto por uma equipe multidisciplinar que contem psicopedagogo, enfermeira do trabalho, assistente social, pedagogo, administrador público e bacharel em psicologia.

Para que o projeto tenha efetividade e possa ter um resultado mais concreto é necessário um trabalho em redes, e isso tem acontecido. A intersetorialidade e a interdisciplinaridade são peças chaves para a consolidação das ações propostas’, destacou a enfermeira.