Município aumenta em mais de 70% o número de atendimentos do Ambulatório de Feridas
(Fotos: Samuel Alves)
O município registrou o aumento, em mais de 70%, do número de atendimentos a paciente com feridas crônicas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), realizados no mês de abril, pelo Ambulatório de Feridas e Pé Diabético, do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA).
O índice foi apresentado pela gerência do CRIA, com relatório comparativo dos dois últimos meses de atendimento. De 142, em março, cresceu para 243 o número de usuários que utilizaram o serviço no ambulatório de feridas do município, destinado ao tratamento de pé diabético, úlcera venosa e arterial.
O salto do número é justificado com alguns fatores. Entre eles, a inclusão, pela primeira vez no município, de novos medicamentos com tecnologia avançada, a exemplo de coberturas especiais para cicatrização de feridas crônicas, hidrocolóide em placa, alginato de cálcio e tela aderente.
Qualidade de vida
De acordo com Larissa Houly, enfermeira do ambulatório, a aquisição desses medicamentos pelo município significa um avanço no tratamento de feridas crônicas e pé diabético. Ela explica que esses medicamentos possuem tecnologia capaz de agilizar o processo de cura das lesões. E, ainda, elimina a necessidade das idas diárias dos pacientes ao ambulatório.
“As coberturas utilizadas anteriormente precisavam ser trocadas diariamente. Com as novas, a frequência é reduzida para um ou dois dias por semana, dependendo do caso”, justificou a enfermeira. “Com isso, o município abre mais espaço na agenda de atendimentos e promove qualidade de vida para os pacientes”, completou Larissa Houly.
Nicholas Balbino, gerente do CRIA, e as enfermeiras Larissa Houly e Vanessa Matias, no Ambulatório de Feridas e Pé Diabético de Arapiraca
Ampliação do Serviço
Além da aquisição dos novos medicamentos, Nicholas Balbino, gerente do CRIA, também atribui a conquista da ampliação do atendimento do laboratório à contratação de mais uma enfermeira especialista em enfermagem dermatológica e o acréscimo nos dias de atendimento, que agora acontece de segunda a sexta-feira, quando anteriormente funcionava somente até a quinta.
“O avanço do serviço reflete o compromisso da Gestão Municipal, através do prefeito Rogério Teófilo, da secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, e de todos os profissionais, motivados a realizar um trabalho de excelência para a população assistida pelo SUS, em Arapiraca”, ressaltou Nicholas Balbino.