3 de maio de 2018

Município amplia serviços das Academias da Saúde e realiza cerca de 2 mil atendimentos mensais

WhatsAppImage20170805at19.21.591

(Foto: Lucas Ferreira)

Elaborado pelo Ministério da Saúde e executado pela Prefeitura de Arapiraca, o Programa Academia da Saúde, lançado no município em 2015, amplia a oferta de serviços e passa a realizar cerca de 2 mil atendimentos mensais pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em seus dois polos,  Perucaba e Verdes Campos.

As Academias da Saúde são espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados, com o objetivo de promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população.

Rafaella Nóbrega, coordenadora Municipal do Programa Academia da Saúde, explica que o serviço faz parte das estratégias de cuidado integral na Atenção Básica de Arapiraca, em parceria com o Núcleo de Saúde da Família (NASF), através da Superintendência de Atenção à Saúde.

Desde o mês de abril, o município ampliou as atividades e passou a dispor de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), em duas modalidades: auriculoterapia e massoterapia, que visam a melhoria da qualidade de vida da população, através do cuidado integral aos usuários do SUS, associadas às práticas da medicina convencional.

Atividades

Grupos de Atividade Física, Avaliação Física, Alívio da Dor, Transição Alívio da Dor para a Atividade Física, Práticas Integrativas e Complementares (auriculoterapia e massoterapia) fazem parte da programação desenvolvida nas Academias da Saúde.

“Todas as atividades dos polos são desenvolvidas por profissionais qualificados. No Polo Perucaba – Academia Professor Cícero Santos,  atuam os profissionais de Educação Física Nilson Mascarenhas e Janaína Marinho (Nasf 8) e os Fisioterapeutas Jéssica Bezerra (Nasf 10) e Fabíola Freire ( Nasf 7). Já no Polo Verdes Campos – Academia Ricardo Amorim, o educador físico Kleíbson Clementino e a fisioterapeuta Nadjane Rodrigues. Em em ambos os polos, atua Sérgio Pinheiro, coordenador e técnico das Práticas Integrativas”, explicou Rafaella Nóbrega, que afirmou fazer questão de destacar o importante trabalho desenvolvidos pelos profissionais envolvidos com o programa.

Como participar

Para participar do Grupo de Atividade Física, o recomendado  é que os usuários procurem a sua Unidade Básica de Saúde (UBS), de onde são encaminhados para o serviço, ou as próprias academias. Já para as demais atividades, a exemplo do Grupo Alívio da Dor, a partir da UBS, o encaminhamento é realizado pelas equipes de Saúde da Família, que direciona para os fisioterapeutas do NASF.

“Antes de ser inserido em qualquer das atividade, os usuários passam por  anamnese que avalia as suas condições de saúde. Em caso de diagnóstico de risco, o usuário é orientado a retornar à UBS”, ressaltou Léa Cunha, administradora responsável pelas Academias da Saúde.