14 de maio de 2018

Mães de crianças autistas participam de dia de beleza e sorteio de brindes

O grupo de pais do Espaço Trate, Centro de Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo, que se reúne a cada 15 dias, teve um motivo especial nesta segunda-feira (14): o Dia das Mães. Em virtude da data, a equipe do Trate solicitou que apenas as mamães comparecessem na reunião de hoje, pois uma programação com café da manhã, sorteio de brindes, maquiagem, limpeza de pele e escova foi preparada especialmente para elas.

Mas antes disso tudo começar, as mães passaram por um momento de pura emoção ao serem presenteadas com um vídeo produzido pela equipe do Trate. Nele, as mães puderem conferir registros fotográficos de diversos momentos dos seus filhos. “Uma singela homenagem feita com amor e dedicação para vocês que todo dia passam por situações difíceis e têm seu amor colocado a prova”, reconheceu a enfermeira e gerente do Trate, Mônica Suzy Rocha Barbosa.

IMG_1466

A gerente ao lado de Camila, mãe de uma das 58 crianças atendidas no espaço.

Sobre o desafio de ser mãe de uma criança autista, cujo papel Mônica se refere como “perfeição divina”, Margra, mãe da Sophia, de 8 anos, contou que nesse final de semana ela foi presenteada com um “mamãe eu te amo”. O que para muitas mães é comum de ouvir, para Margra foi uma surpresa e tanto.

Já Ivone, mãe do Alisson, de 13 anos, lamentou ainda não o ouvir chamá-la de mãe. “Até os oito anos de idade ele não falava nada, hoje em dia ele fala muitas palavras, mas essa ainda não, para minha tristeza. Mas mesmo assim eu agradeço a Deus todas as conquistas”, relatou. “Também sou mãe de gêmeos, mas é incrível como o meu amor pelo Alisson é três vezes maior”, completou.

IMG_1483

IMG_1492A secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, mãe de três, esteve presente e falou sobre o ser mãe e o Trate. “O coração parece que cresce a cada filho, assim como as dificuldades, pois essas todos nós temos”, afirmou.

“O Trate foi o primeiro espaço público do Brasil com tratamento adequado para crianças autistas. A cada dia avançamos, crescemos, trazemos novidades, mas cuidem do espaço também porque ele é de vocês”, pediu.

Com um desejo que Deus abençoasse todas as mães presentes e um agradecimento às profissionais do Trate, a secretária finalizou esse primeiro momento e as mães especiais foram curtir as atividades preparadas para elas. Afinal, dia das mães é todo dia, não é mesmo?!

IMG_1504

Espaço Trate

O Trate assiste, atualmente, a 58 crianças autistas, que contam com uma equipe composta por profissionais da psicologia, neuropsicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, assistência social e psicopedagogia. Com atendimentos de segunda a sexta-feira. O  Espaço fica localizado no bairro Cavaco, ao lado do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra).