Grupo de Combate ao Tabagismo retoma atividades na Casa da Cultura
Auxiliar àquelas pessoas que têm o desejo de largar o vício do cigarro. Este é o objetivo do Programa de Controle ao Tabagismo e Prevenção de Álcool e outras Drogas, que realiza encontros semanais em seis unidades básicas de saúde do município. As ações são promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde.
O tabagismo é a maior forma isolada e evitável de morbimortalidade precoce no mundo e, assim como outras drogas, gera dependência física, psicológica e comportamental e, segundo o coordenador do programa, Felipe Bispo, a meta dos encontros é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.
“O objetivo do grupo é proporcionar aos fumantes apoio psicológico e medicamentoso para que eles consigam deixar de fumar”, declara Felipe Bispo durante uma reunião realizada na Casa da Cultura.
A dona de casa Rita Costa, de 54 anos, que fuma desde os 14 anos relata que encontrou apoio e parou de fumar graças ao grupo. “Mudou tudo em minha vida após eu participar do grupo, pois ele agrega. Tudo que você sente por causa do vício é repassado aos integrantes e aqui e recebemos apoio, conversamos e nos incentivamos. Estou há dois meses sem fumar e devo isso ao programa” diz Rita Costa.
Os encontros são acontecem todas as terças e tem duração de 1 ano. No primeiro mês é semanalmente e, ao terceiro mês, é quinzenalmente. Após o terceiro mês, o encontro acontece uma vez por mês, que é o chamado grupo de manutenção. Os atendimentos são realizados nas Unidades Básicas do Baixão, do Arnon de Melo, Bonsucesso e no 3° Centro, 4° Centro ou 5° Centro de Saúde.