17 de maio de 2018

Fórum em Arapiraca reúne assistentes sociais de 21 municípios alagoanos

Com o tema “Em Defesa dos Direitos da População e do Trabalho Profissional com Qualidade”, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Assistência Social e Políticas para a Mulher, promoveu, nesta quinta-feira (17), no auditório do Planetário Digital e Casa da Ciência, o 14º Fórum Municipal de Assistência Social para profissionais da capital do Agreste e de outros 20 municípios, como Maceió, Jaramataia e Penedo.

Realizado desde 2005, mesmo ano de criação da Secretária de Assistência de Arapiraca, o Fórum tem o objetivo de debater a atuação profissional,  além de comemorar o 15 de maio, Dia do Assistente Social.  Desde então, foram muitas discussões e debates que capacitaram profissionais e estudantes de Serviço Social, com a participação de expressivos participantes.

IMG_0228 ESSA

Neste edição, as palestras ficaram por conta da mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e doutora pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Angélica Luiza, que abordou o Código de Ética do Serviço Social e os desafios da profissão na atual conjuntura; e pelas assistentes sociais Maynna Oliveira, Andrea Paula Lira e Lívia Cibelle Lopes, assistentes sociais do Sesc Arapiraca, Unidade de Emergência Daniel Houly e CRAS Canafístula, respectivamente. Elas falaram sobre o exercício profissional nas mais diversas áreas.

IMG_0262 ESSASobre o Código de Ética do Serviço Social, que completou 25 anos, a técnica da Superintendência de Assistência Social do município, Rainilda Batista Sales, disse ser uma conquista valorosa e um documento atual, “pois demonstra inquietação e inconformismo diante de qualquer injustiça, violência, discriminação”.  Mas, com uma ressalva: “[o código] só ganha sentido se for internalizado por toda a categoria como valor e, principalmente, quando se materializa na prática social através das ações profissionais cotidianas”.

Participaram do evento a secretária de Assistência, Amilka Melo; a presidente da Câmara de Vereadores, Graça Lisboa; a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes; a superintendente de Assistência Social, Fabrizia Amaral; e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lucy de Oliveira Gomes Silva.

IMG_0243 ESSA

O prefeito Rogério Teófilo não pôde estar presente, mas mandou uma mensagem na qual escreveu a sua satisfação em realizar o Fórum, da importância do momento de discussão e do profissional. “Em um período de tanta turbulência interna e externa, onde o ser humano é o alvo principal de inúmeros conflitos, a assistência social demonstra seu papel de protagonista na intermediação entre as demandas das populações e seus atendimentos prioritários, e evidencia seu caráter essencial na formação humanística dos povos”, escreveu o gestor.

Apresentação cultural e homenagem aos assistentes sociais do município de Arapiraca também fizeram parte da programação da 14ª edição do Fórum, que em nome dos servidores da Semas desejou a todos os presentes: “fé em Deus, na vida, na luta e na resistência”.