9 de maio de 2018

Exposição coletiva reúne 14 artistas de estilos distintos na Casa da Cultura

WhatsApp Image 2018-05-09 at 095610 (1)

Mostra é um marco após três décadas sem reunir tantos artistas (Fotos: Lucas Ferreira)

Arte é comunicação, acima de qualquer outra palavra. É o momento em que o contato se faz presente. Alguém faz, alguém vê, ouve e sente. E vice-versa.

É, de fato, uma troca. E nesta terça-feira (8), comemorando o Dia do Artista Plástico, isso pôde ser visto na abertura da exposição coletiva “Olho Mágico”, do Salão Arapiraca das Artes, no rol da Casa da Cultura e Biblioteca Municipal Prof. Pedro de França Reis, no Centro.

Quatorze artistas de estilos distintos se reuniram para fazer uma coletiva após três décadas. Um marco para o fazer cultural arapiraquense encabeçado por Evoneide Lima (artes plásticas), Cícero Dário Vieira (artes plásticas), Edimário Calixto (artes plásticas), Dija Florentino (artes plásticas), Judivan Lopes (arte e tecnologia), Júnior Kowalski (desenho), Cícero Brito (artes plásticas), Jackson Lima (escultura), Marcelo Mascaro (artes plásticas), Daniele Marques (artesanato em biscuit), Maxuell Canuto (desenho), Ruan Teixeira (string art), Camila Costa (string art) e Laércio Moreno (artes plásticas).

“Há artes plásticas, desenho, intervenção, escultura e artesanato. Há pessoas envolvidas nos trabalhos das mais variadas idades, participando junto deste momento e mostrando que a identidade de Arapiraca, na verdade, está em sua diversidade”, diz o secretário Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ), Silvestre Rizzatto.

É o caso da artista plástica Evoneide Lima, que levou para a mostra uma obra abstrata e uma paisagem, mostrando essa versatilidade, essa diversidade de abordagens inerente ao arapiraquense.

Ela é funcionária pública e, desde o ano 2000, se lança na pintura como um meio de expressão. “Sempre fui curiosa desde criança e foi nesse viés que me identifiquei, passando para os mais variados estilos, seja ele livre, floral ou abstrato. Além do acesso à arte, precisamos todos nos comunicar através dela”, pontua.

WhatsApp Image 2018-05-09 at 09.55.55

Obra “A Coletiva” juntou os estilos de todos os participantes do Salão Arapiraca das Artes (Fotos: Lucas Ferreira)

Quem ficou tocado com todo este movimento foi o espectador Allan Carlos Silva, que é designer. “Estes 14 artistas aqui unidos mostram toda a potencialidade que temos em Arapiraca. Fiquei realmente encantado e pretendo voltar para analisar as obras de cada um de novo”, ressalta ele.

No local, o quadro “A Coletiva”, de Edimário Calixto, estava em destaque, colocando em voga a identidade de cada um dos participantes da exposição “Olho Mágico”. Ela fica na Casa da Cultura até o fim deste mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Houve ainda um coquetel e show musical com Laércio Moreno, além da presença da equipe da SMCLJ, familiares e amigos dos artistas e interessados em Arte.