31 de maio de 2018

Doença cardiovascular é tema do Dia Mundial Sem Tabaco

33776688_2044407158911223_3309810164617445376_n

“Tabaco e Doença Cardíaca” é o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para celebrar a campanha deste ano, em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado nesta quinta feira (31). O assunto foi abordado em encontro  do Programa de Controle ao Tabagismo do Município, na última terça-feira (29), na Casa da Cultura, no centro de Arapiraca.

A campanha alerta para a ligação entre tabaco e doenças cardiovasculares (DCV), incluindo acidentes vasculares cerebrais, que, combinados, são as principais causas de morte do mundo (17,7 milhões de pessoas por ano). De acordo com a OMS, 7 milhões de pessoas morrem anualmente pelo tabagismo; destas, 900 mil são vítimas de fumo passivo. No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por quase 30% de todos óbitos registrados no país anualmente, ocorrendo, em muitos casos, em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 64 anos). E muitas delas estão relacionadas ao tabagismo.

O slogan da campanha “Com o coração não se brinca. Faça a melhor escolha para a sua vida: não fume!”, tem o objetivo de alertar a população sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. E quanto aos danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco, visto que o seu uso é uma das principais causas de infarto, angina e acidente vascular cerebral (AVC). 

Sob a ótica da promoção à saúde, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem articulando ações de prevenção e combate ao tabagismo, fortalecidas com o Programa de Controle do Tabagismo.

WhatsApp Image 2018-05-30 at 10.33.43

Programa

“O programa é voltado para a redução da prevalência de fumantes e as morbimortalidades relacionadas ao consumo de derivado do tabaco. Com essa finalidade, o município mantém, através do Sistema Único de Saúde (SUS), grupos para a  cessação do tabagismo”, explicou Felipe Bispo, enfermeiro e coordenador do Programa de Controle do Tabagismo. “Atualmente, são contempladas com o programa as unidades do 3°, 4° e 5° centros de saúde e as UBS do Baixão, Arnon de Melo e Bonsucesso”, completou.

Encontro

No encontro da semana, palestra sobre “Como o fumo afeta a saúde e os métodos para deixar de fumar”. Os participantes do grupo também contaram com o serviço de testes de Índice de Massa Corporal (IMC), Glicemia Capilar e Aferição de Pressão Arterial.

Os encontros do grupo acontecem na Casa da Cultura, todas as terças-feiras. O usuário, que é encaminhado pela unidade de saúde, participa do programa durante  um ano. “No primeiro mês, encontro acontece semanalmente; no segundo e terceiro, quinzenalmente. Já no quarto mês, quando chamamos de grupo de manutenção, a reunião é mensal”, explicou Felipe Bispo.