4 de maio de 2018

“Desenvolvimento Infantil” será tema da Semana 100% Mamãe Bebê

DSC_0114

Arapiraca realiza mais uma edição da Semana 100% Mamãe Bebê, entre os dias  09 e 11 deste mês. Com o tema “Desenvolvimento Infantil”, através da Secretaria Municipal de Saúde, elabora uma programação especial que será realizada em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Especializadas e Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A realização da Semana 100% Mamãe Bebê, legalmente instituída pelo município através da Lei n° 2.890/2013, a partir do projeto criado pela secretaria Municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, na época que ocupava o cargo de vereadora,  é uma estratégia para mobilizar a sociedade em favor da primeira infância, com foco no incentivo à relação mamãe e bebê e às boas relações familiares.

Na programação deste ano, que ganha ênfase durante a semana, mas é realizada ao longo mês de maio, estão o desenvolvimento de ações direcionadas a grupos de mães,  gestantes e de crianças, a exemplo de salas de espera, escolha do bebê e gestante saudável como referência para a UBS e busca ativa de vacinação.

Janyne Araújo, coordenadora da Saúde da Mulher, explica que entre as atividades propostas para a semana estão a  musicoterapia, contação de histórias, ultrassom natural, Shantala e preparação para o parto. “A proposta é favorecer o vínculo familiar  e o desenvolvimento dos bebês e crianças desde a gestação”, ressaltou.

Programação Mensal

Data – Horário Local Ação Público Alvo
09/05 – 9H
                   

14H

Auditório do 3º Centro

 

CRIA

Abertura da Semana 100% Mamãe e Bebê. Minicurso: Preparando a família para o parto.

 

Comemoração de 1 ano do Comitê de Combate à Morbimortalidade Materno Infantil

Enfermeiros da Atenção Básica

 

Médicos e Enfermeiros  da Atenção Básica

16/05 – 14H CRIA Apresentação do Ambulatório Follow-UP: Seguimento do  recém-nascido de alto risco Médicos da Atenção Básica
17/05 – 14H CRIA Apresentação do Ambulatório Follow-UP: Seguimento do  recém-nascido de alto risco Enfermeiros  da Atenção Básica
22/05 – 14H CRIA Odontologia para bebês Dentistas da Atenção Básica