17 de maio de 2018

Cantora lança “Subversão” retratando realidade negra e periférica em suas composições

naty

Há realmente espaço para a discussão da literatura, da música, da filosofia feitas pelos negros em nosso contexto social?

Por séculos o povo negro, outrora escravizado, foi tido como menos intelectualizado, com valor cultural inferior, sendo este um evidente preconceito atávico praticado por parte de nós mesmos.

Escancarando isso em suas músicas e seu discurso presente, a cantora, compositora, violonista e ativista Naty Barros vai lançar nesta sexta-feira (18) o seu primeiro EP intitulado “Subversão”.

Com entrada gratuita, o evento acontecerá no auditório da Casa da Cultura, na Praça Luiz Pereira Lima, Centro de Arapiraca, a partir das 19h.

Segundo ela, serão cinco canções autorais que farão parte do show. “Nelas, eu discuto gênero, raça, sexualidade e classe, entrando em vários temas que perpassam esses eixos”, diz Naty Barros, que é também estudante do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Em seguida à apresentação musical, o local se tornará uma roda de conversa sobre essas temáticas impregnadas no EP, como “As Diásporas dos Corpos Pretos”; “Culturas e Religiosidades Afrobrasileiras”; “A Realidade da População Preta em Alagoas” e outros tópicos.

Tudo isso contando com algumas convidadas especiais para a discussão como Larissa Lima, Mari Alves, Lella Sobreira, Kelly Silva e Alvandy Frazão.

O EP Subversão – que teve produção musical de Ivan Nascimento e capa do artista plástico Marcone Macêdo – estará disponível gratuitamente nas plataformas digitais Youtube e SoundCloud e, em breve, nas demais.