28 de maio de 2018

Aulas de empreendedorismo tiram sonhos do papel no Pau d’Arco

WhatsApp Image 2018-05-25 at 12.44.48

O estudante Danilo José dos Santos montando o seu plano de negócio (Foto: Breno Airan)

Já pensou em abrir o seu próprio negócio, avaliando a realidade de sua localidade e aplicando seu sonho para fora do papel?

Foi isso o que fizeram os moradores da comunidade Pau d’Arco nesta última semana, de 21 a 25 de maio, com as aulas de empreendedorismo do “Inova Jovem” ofertadas pelo programa Inova Jovem, tendo à frente a Secretaria Nacional da Juventude, do Governo Federal, em parceria com a Agência de Fomento Social Besouro, incubadora do Rio Grande do Sul.

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ), viabilizou estes encontros e mobilizou duas turmas para que os interessados pudessem aprender mais sobre fluxo de caixa, perfil dos concorrentes de seu negócio, pesquisa dos consumidores, análise financeira, ambiente externo e outros itens.

O Inova Jovem atende a pessoas 18 a 29 anos que estejam em locais de vulnerabilidade social, com foco na juventude negra.

Gratuitas, as aulas aconteceram na sede da Associação de Desenvolvimento dos Moradores da Comunidade Remanescente de Quilombos da Vila Pau d’Arco, zona rural de Arapiraca.

WhatsApp Image 2018-05-25 at 12.44.46

O espírito criativo e empreendedor uniu ainda mais os jovens da comunidade (Foto: Breno Airan)

Perspectiva

Com seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) recém-apresentado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde faz Psicologia, Danilo José dos Santos foi um dos que participou desta semana de aprendizado.

“Foi um momento muito precioso, porque cada um aqui pôde colocar adiante a sua ideia de negócio, fossem eles fictícios ou não. Pelo que vi, a maioria optou pelo ramo gastronômico. E este ensino de como empreender e onde fazê-lo é importante demais para quem está começando”, diz o estudante de 26 anos.

Ele colocou em voga um projeto pessoal chamado “Limpetek”, que seria de limpeza de caixas d’água. Para tanto, teria de fazer a marca, a pesquisa de mercado e a divulgação. A logo ficou por conta da equipe do Inova Jovem.

O mediador e facilitador de tudo, o professor Diego Pereira Cimirro, mostrou os negócios dos participantes enquanto potencial. Segundo ele, cada um que participou das aulas terá três meses de assessoria da incubadora para levar à frente a sua proposta.

“Eles trabalharam individualmente, mas com um certo senso coletivo. Este programa promove, sobretudo, a emancipação financeira por meio do empreendedorismo. A gente fica muito feliz pela quantidade de gente interessada em mudar de rumo. Tem tudo para dar certo”, conta ele, que é formado em Administração e é técnico em Segurança do Trabalho.

WhatsApp Image 2018-05-25 at 12.44.49

Os representantes da SMCLJ estiveram presentes no dia de encerramento das atividades (Foto: Breno Airan)

Na sexta-feira (25), os participantes receberam a visita do secretário da SMCLJ, Silvestre Rizzatto; do superintendente de Lazer e Juventude, Valsandy Veras; e do articulador da Superintendência de Lazer e Juventude, Anderson Barros.

Na oportunidade, foram entregues os certificados de cada um e reafirmado o compromisso com a comunidade Pau d’Arco para que ações gratuitas assim aconteçam com frequência, contribuindo para o desenvolvimento da economia local.