14 de maio de 2018

Alunos do Programa Brasil Alfabetizado participaram de palestra de promoção à saúde

IMG_9452

Poder assinar a carteira de identidade é uma das motivações para jovens, adultos e idosos aceitarem o desafio  de retornar ou entrar, pela primeira vez, numa sala de aula. A observação é da professora e alfabetizadora Jaci Cícera Gertulino, do  Programa Brasil Alfabetizado (PBA), em evento promovido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação, no último sábado (12), no Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral I (Caeti I).

O evento, com o tema ‘Promovendo saúde, bem estar e hábitos saudáveis’, reuniu alfabetizadores e mais de 200 alunos que participam do programa no município.  Na abertura, a participação da secretária Municipal de Educação e Esporte, Mônica Leônia Pessoa, da gestora Municipal do Programa Brasil Alfabetizado, Daniela Mara e equipe técnica.

“A agenda deste sábado teve o objetivo valorizar o esforço de cada um, despertar o interesse pela elevação da escolaridade e, ainda, promover informações sobre a importância de uma longevidade com qualidade de vida”, afirmou a secretária.

IMG_9484

Na programação do evento, que teve início com momento de acolhimento e café da manhã, continuou com apresentação musical da banda do 3° Batalhão da Polícia Militar (BPM/AL); palestra sobre qualidade de vida, ministrada pelo assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Charles Antônio Petuba; e prática de exercícios, com os profissionais educadores físicos Clebinho Físico e Rodolfo Calmon.

O Programa

O Brasil Alfabetizado é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos,  que não frequentaram ou não tiveram acesso à escola na idade adequada. E tem o objetivo de Estimular a continuação da formação dos alunos em cursos de educação de jovens e adultos (EJA). De acordo com a gestora Daniela Mara, em Arapiraca há 300 alunos inscritos no programa, distribuídos em 22 turmas. Sendo 16 delas na zona rural e seis na zona urbana.

IMG_9485 - prof aluna

Aldirene Laura (aluna) e Jací Cícera (alfabetizadora) compartilham experiência com o Programa Brasil Alfabetizado

Entre os alunos, muitos relatos da realidade observada pela professora Jaci Cícera, que orgulhosa e emocionada, descreve a sua alegria em participar de um momento único e tão importante na vida dos alfabetizandos. “Na verdade, é uma troca de experiência que acontece na sala de aula. Eu ensino e eles correspondem com esforço e determinação. A maior felicidade é  vê-los conseguir escrever seus nomes, de próprio punho, numa folha de papel. A maioria dos meus alunos falam do sonho de assinar o seu RG”, afirmou a professora.

Na turma de 25 alunos da professora, a dona de casa Aldirene Laura da Conceição, 37 anos, moradora do bairro Cavaco. Ela relata que abandonou os estudos muito cedo e que casou jovem, aos 18 anos, quando também passou a trabalhar de doméstica  e não sobrou tempo para se dedicar à educação. Com três filhos já crescidos, com 19, 14 e 12 anos, pôde voltar à sala de aula. “Eu vi no programa a oportunidade de realizar um sonho antigo de voltar a estudar e estou muito alegre com o que aprendo a cada dia”, declarou.