23 de abril de 2018

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda em Arapiraca

vacinao

Com o slogan “Entre para o time da saúde. Vacine-se contra a gripe e fique protegido”, a 20º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia nesta segunda-feira (23) e segue até o dia 1º de junho, para o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde (MS).

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza a vacina nas unidades de saúde do município, obedecendo à orientação do MS para a lista dos grupos prioritários, que são: pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Também serão imunizados os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Segundo o MS, a definição das pessoas prioritárias para a vacinação é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Vírus Influenza

“O vírus influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório. A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos”, destaca Adriana Duarte, coordenadora Municipal do Programa de Imunização. Ela ainda explica que a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe, de acordo com determinação da OMS: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B).

Cartaz-Perodo