Uma das pioneiras em Alagoas, SMTT de Arapiraca completa 20 anos de criação neste sábado
Em 14 de abril de 1998 foi criada a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca, a SMTT. A lei de nº 2005/1998 foi assinada pela então prefeita Célia Maria Barbosa Rocha Teruel.
Por considerar a necessidade de fiscalizar, operacionalizar, regulamentar e definir as obrigações e responsabilidades no que se refere ao trânsito municipal, a lei foi baseada nas atribuições do Art. 51 da Lei Orgânica Municipal e, também, no que dispõe o Art. 8º da Lei Federal nº 9.503, de 232 de setembro de 1997, referente ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Passados 20 anos, a SMTT se mantém como autarquia e necessária para disciplinar a complexidade do trânsito de uma cidade que caminha a passos rápidos em direção a se tornar uma das mais expressivas metrópoles do interior de Alagoas.
O atual superintendente da SMTT de Arapiraca, Jodelmir Pereira de Souza, enfatiza os desafios à frente da autarquia e dos pilares determinados pelo prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, com foco na educação, fiscalização e infraestrutura adequada para garantir disciplina e organização no trânsito, e segurança à população.
“A SMTT é um órgão muito importante da Prefeitura de Arapiraca porque é responsável pela segurança do trânsito e temos o desafio de disciplinar os condutores de veículos e pedestres nas vias, para assegurarmos a vida da nossa população”, destacou o prefeito Rogério Teófilo.
Para comemorar a data dos 20 anos, o gerente de Educação para o Trânsito da SMTT, Francisco José, criou a logomarca com o slogan do órgão municipal “Respeitando sua Vida”.
“A SMTT de Arapiraca é uma das pioneiras do estado de Alagoas e do Nordeste do país, com uma atuação importante para o desenvolvimento da cidade, na construção de um trânsito eficiente em que todos nós temos a responsabilidade de garantir esta segurança nas vias públicas do município”, ressaltou Jodelmir de Souza.
Com uma cidade ultrapassando uma frota de mais de 100 mil veículos emplacados no município e tantos outros milhares que circulam em suas ruas oriundos de municípios da Região Metropolitana do Agreste, a SMTT de Arapiraca tem uma responsabilidade proporcional ao desenvolvimento da segunda maior cidade de Alagoas.
O superintendente destacou avanços nos desafios do trânsito que foram conquistados por gestores do passado, a exemplo de Ricardo Teófilo, que implantou ações fundamentais de educação para o trânsito com resultados positivos e que contribuíram para o ordenamento da cidade com projetos inovadores como o “Vida na Faixa”, entre tantos outros.
Velhas e novas ações
A atual gestão da SMTT de Arapiraca também tem mantido o desafio. O superintendente destacou a conclusão do recadastramento dos permissionários do transporte público como táxis e mototáxis, além dos transportes alternativo e escolar.
“Também temos feito intervenções no trânsito de moto efetivo para que possamos garantir melhor fluidez e segurança para condutores e pedestres. A situação mais recente foi a instalação do semáforo no cruzamento da Avenida Ceci Cunha com a Rua Nossa Senhora da Salete, abrindo um novo acesso a bairros e ao Centro da cidade por meio da rodovia estadual AL-110, denominada também de Avenida Dr. Geraldo Cavalcanti Cajueiro”, afirmou Jodelmir de Souza.
O superintendente afirmou, ainda, que projetos importantes que irão melhorar o trânsito de Arapiraca consideravelmente serão implantados neste ano de 2018 em comemoração aos 20 anos da SMTT.
“Vamos ampliar e melhorar os estacionamentos especiais com vagas de deficientes e idosos, como também instalar 100 novos pontos de ônibus na cidade e dinamizar a logística do transporte público para beneficiar os usuários, assim como os trabalhadores do setor”, declarou ele.
A história da SMTT de Arapiraca praticamente se confunde com a própria criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em janeiro de 1998, por meio da Lei nº 9.503 com 341 artigos, focando educação, administração e gerenciamento do trânsito por parte dos municípios brasileiros.
Parcerias
Focando a redução de acidentes, a SMTT de Arapiraca fez parcerias com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), com a própria Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em que tem o Programa Promoção à Saúde com apoio fundamental nas ações de trânsito e saúde municipais.
A parceria não para por aí. Órgãos como o SEST/SENAT também fazem parte dos parceiros para, juntos, implantarem projetos e ações na luta para a redução de acidentes de trânsito.
Um dos projetos mais bem-sucedidos feito em parceria é o Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), em parceria com o Detran/AL e que tem apresentado resultados eficientes no combate à violência no trânsito e proporcionado desafios aos profissionais do setor.
“Para garantirmos uma eficiência melhor e o enfrentamento a todos esses desafios, precisamos acima de tudo da parceria da população arapiraquense para que construa junto com a gente um trânsito melhor e com pessoas respeitando, no dia a dia, as leis do Código de Trânsito Brasileiro para que possamos reduzir consideravelmente os acidentes em Arapiraca e em Alagoas”, concluiu Jodelmir Pereira de Souza.