Práticas de auriculoterapia e massoterapia passam a ser ofertadas pelo SUS em Arapiraca
(Fotos: Genival Silva)
A partir desta terça-feira (10), usuários do Sistema Único de Saúde passam a contar com o serviço de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), disponibilizadas pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nos polos da Academia da Saúde Ricardo Amorim, no bairro Verdes Campos, e Cícero Santos, no Lago da Perucaba.
Nesse primeiro momento, estão disponíveis duas modalidades: auriculoterapia e massoterapia. O serviço faz parte da Política Municipal de Práticas Integrativas e complementares e visam a melhoria da qualidade de vida da população, através do cuidado integral aos usuários do SUS, associadas às práticas da medicina convencional.
Rafaella Nóbrega, coordenadora do Programa Academias da Saúde, explica que o público alvo dessas atividades são os participantes dos grupos de Alívio da Dor e de Atividade Física, após avaliação e indicação profissional.
“As práticas Integrativas são sistemas complexos e recursos recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, de caráter multiprofissional, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”, ressaltou Rafaella Nóbrega.
Sérgio Pinheiro, coordenador e técnico das Práticas Integrativas, em atendimento individualizado na Academia da Saúde
Práticas
Auriculoterapia – é um método de tratamento dentro da acupuntura que se utiliza de pontos específicos localizados no pavilhão auricular. A estimulação desses pontos reflete diretamente no córtex cerebral, no sistema nervoso central e atua no equilíbrio dos canais de energia do corpo. Fundamentalmente, a Auriculoterapia tem as mesmas propriedades da acupuntura, isto é, cuida de analgesias e disfunções.
A literatura atual descreve que a acupuntura auricular é benéfica em cerca de 250 doenças, a exemplo das infecciosas; do aparelho digestivo e urinário; alterações da pressão, cardiopatias e glandulares; doenças ósseas e musculares; sistema nervoso (depressão, psicoses, síndrome do pânico, insônia, enxaqueca, estresse, ansiedade, dificuldade de concentração, vertigem; melhora da libido e disfunção erétil; e doenças respiratórias. Ela ainda é auxilia no tratamento da obesidade, tabagismo, alcoolismo, toxicomania, TPM.
Massoterapia contribui para o equilíbrio e bem estar físico e mental. Proporciona relaxamento, energizando o corpo e estimulando a circulação sanguínea, além de aliviar as tensões e dores musculares. A massoterapia, aliada a outras práticas complementares integrativas, podem contribuir para diminuir o nível de estresse. A sua prática regular pode trazer diversos benefícios, a exemplo de melhora da concentração e do padrão respiratório e alívio da ansiedade.