3 de abril de 2018

Membro do Conselho Nacional de Educação apresenta nova Base Curricular em Arapiraca

A construção de uma nova identidade para Educação já está sendo posta em prática, e dentro das atividades desenvolvidas e trabalhadas para essa nova Era é a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os alunos dos ensinos infantil e fundamental.

Esse foi um dos temas abordados durante o segundo dia de palestras da Semana Pedagógica realizada pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Semede), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Membro ativo do Conselho Nacional de Educação (CNE), Ivan Cláudio Pereira Ciqueira é um dos responsáveis pela implantação da Base Nacional Comum Curricular nos municípios, e dentro das especificidades ele destaca e defende o merecimento de uma Educação de qualidade para crianças e jovens de todo o Brasil.

Samuel AlvesIvan Cláudio, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), apresentou os conceitos da Base Nacional Comum Curricular

Ivan Cláudio, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), apresentou os conceitos da Base Nacional Comum Curricular

“É uma quebra de paradigmas. Você tem elementos para se pensar numa Educação de qualidade para todo o país, e isso é uma coisa que não havia antes. Agora teremos um parâmetro para poder comparar um Estado com o outro, um município com o outro, um parâmetro nacional que nos dê condições de saber se a Educação que nossos filhos estão recebendo tem qualidade ou não e se ela atinge aquele mínimo que toda criança deveria ter direito de ter”, destacou Ivan.

De acordo com o educador, a Base Nacional Curricular foi homologada no final do ano de 2017, e tem previsão de início nos ensinos infantil e fundamental no começo de 2020, e a incorporação no ensino médio em 2021.

“Ela começa a partir do final de 2019 para o início de 2020 para dar início a parte do ensino infantil e fundamental. Agora a gente recebe no CNE a parte relativa ao ensino médio para começar a implementar em 2021”, finalizou.