Membro do Conselho Nacional de Educação apresenta nova Base Curricular em Arapiraca
A construção de uma nova identidade para Educação já está sendo posta em prática, e dentro das atividades desenvolvidas e trabalhadas para essa nova Era é a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os alunos dos ensinos infantil e fundamental.
Esse foi um dos temas abordados durante o segundo dia de palestras da Semana Pedagógica realizada pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Semede), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Membro ativo do Conselho Nacional de Educação (CNE), Ivan Cláudio Pereira Ciqueira é um dos responsáveis pela implantação da Base Nacional Comum Curricular nos municípios, e dentro das especificidades ele destaca e defende o merecimento de uma Educação de qualidade para crianças e jovens de todo o Brasil.
“É uma quebra de paradigmas. Você tem elementos para se pensar numa Educação de qualidade para todo o país, e isso é uma coisa que não havia antes. Agora teremos um parâmetro para poder comparar um Estado com o outro, um município com o outro, um parâmetro nacional que nos dê condições de saber se a Educação que nossos filhos estão recebendo tem qualidade ou não e se ela atinge aquele mínimo que toda criança deveria ter direito de ter”, destacou Ivan.
De acordo com o educador, a Base Nacional Curricular foi homologada no final do ano de 2017, e tem previsão de início nos ensinos infantil e fundamental no começo de 2020, e a incorporação no ensino médio em 2021.
“Ela começa a partir do final de 2019 para o início de 2020 para dar início a parte do ensino infantil e fundamental. Agora a gente recebe no CNE a parte relativa ao ensino médio para começar a implementar em 2021”, finalizou.