26 de abril de 2018

Fórum facilita acesso de usuários de álcool e outras drogas a serviços do município

Aconteceu nesta quinta-feira (26), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), a reunião mensal do Fórum Intersetorial de Cuidados de Álcool e Outras Drogas (FICSMAD). Formado pela Prefeitura de Arapiraca – sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde – usuários e comunidade, o espaço tem o objetivo de qualificar, fortalecer e integrar a rede para que os servidores conheçam profundamente o que o município oferece ao público específico e assim beneficiá-lo.

“Quando nós trabalhamos sozinhos, ficamos limitados”, afirmou a psicóloga e coordenadora do Fórum, Cledja Almeida. “Com o Fórum passamos a conhecer todas as políticas públicas oferecidas pela prefeitura, nas mais diversas áreas, nos apoiamos e trabalhamos em conjunto compartilhando a responsabilidade”, completou.

IMG_0142

Cledja explicou que antes de ser usuário de álcool e outras drogas, existe um ser humano que vive em sociedade com necessidades que precisam ser supridas. “Como podemos favorecê-lo enquanto município?”, indagou a profissional. “As ações que planejamos enquanto Fórum e Comitê Gestor é justamente para responder essa questão”, disse.

Na reunião desta quinta (26), as secretarias de Educação e Cultura apresentaram seus projetos e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Arapiraca (COMAD) abordou seu papel enquanto órgão de prevenção e combate ao uso de drogas líticas e ilícitas. Durante o FICSMAD também são apresentados casos pontuais e os presentes dão seus devidos encaminhamentos.

IMG_0163