3 de abril de 2018

Escritores de RS e SC vêm a Arapiraca para bate-papo literário nesta quarta (4)

daniel

Daniel Galera teve seus livros traduzidos para vários idiomas e estará em Arapiraca

Desde o ano passado, a cidade de Arapiraca tem recebido diversos escritores e pesquisadores da área literária através do projeto Arte da Palavra, do Serviço Social do Comércio (Sesc) nacional.

Um de seus tópicos, o “Circuito de Autores”, vai trazer nesta quarta-feira (4) o gaúcho Daniel Galera e a catarinense Melanie Peter para um encontro no auditório da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) campus Arapiraca.

A entrada para o evento é gratuita, nesta ação que visa democratizar a discussão e o fazer da literatura em todo o país.

Mediado pela poeta Marta Eugênia, o papo começa a partir das 19h. A Ufal fica na Avenida Manoel Severino Barbosa, no bairro Bom Sucesso.

Nomes de peso

Também tradutor de John Cheever, Zadie Smith e David Foster Wallace, o renomado escritor Daniel Galera já publicou cinco romances, dentre eles os badalados “Barba Ensopada de Sangue” e “Meia-Noite e Vinte”, ambos lançados no exterior.

Na virada dos anos 2000, participou do cultuado “mail-zine” Cardosonline e da editora Livros do Mal, de onde saíram suas primeiras publicações.

E, em parceria com o artista Rafael Coutinho, roteirizou a história em quadrinhos “Cachalote”.

Outra figura que vem para as terras arapiraquenses é a escritora, performer e jornalista Melaine Peter, cujos textos selam as intertextualidades dos gêneros literários.

Em 2010, ela lançou o livro “Persona” pela Design Editora. Quatro anos depois, iniciou o projeto “Narrativa Desterritorializada – uma proposta de devir romance na fronteira do gênero literário” com recursos do Ministério da Cultura, tendo como resultado o nunca-lançado-livro “Nunca É Só Uma Palavra”. No ano seguinte, 2015, integrou o núcleo de dramaturgia do Sesi/PR onde desenvolveu a peça “Aporia em Si#”, encenada pelo grupo curitibano Teatro de Segunda.

Atualmente, Melanie desenvolve o projeto “Habitar os Ecos: Residência na Casa do Sol”, que visa a produção de textos a partir da imersão na obra e no espaço habitado pela poeta Hilda Hilst.

Já estiveram em Arapiraca, dentro dessa mesma proposta de bate-papo, os escritores Douglas Salomão, Leonardo Villa-Forte, Manto Costa e Oscar Nakasato.