Dia do Trabalhador é comemorado em praça pública no Centro de Arapiraca
Nem o tempo nublado atrapalhou a festa em comemoração ao Dia do Trabalhador na manhã desta segunda-feira (30) na Praça Luiz Pereira Lima, antiga Praça da Prefeitura, em Arapiraca. Organizado pelo município, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDETUR), o evento foi destinado ao público em geral, visto que 99% da população arapiraquense é formada por trabalhadores.
“Reunimos o desenvolvimento econômico, cultural e social nesta festa voltada ao trabalhador, seja ele do setor privado, público ou autônomo. Todos eles merecem e são valorizados diariamente pela Prefeitura, que trabalha pela sociedade, mantém o salário dos servidores em dia e concede reajuste antecipadamente”, destacou o prefeito Rogério Teófilo. “É essa classe que faz o Brasil verdadeiramente independente”, completou ele.
Quem foi até a Praça ficou até na dúvida do que fazer. De corte de cabelo e escova pelo Instituto Embelleze à abertura de reclamação e atendimento geral ao consumidor pelo Procon, tinha de tudo na ação organizada pela Prefeitura. Inclusive doação de mudas de pau-brasil, manjericão, ipê e plantas ornamentais, como papoula e espirradeira, que foram disponibilizadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
A Casa Integrada do Trabalho funcionou integralmente na Praça e levou todos os seus serviços, como o Centro de Capacitação Profissional de Arapiraca (CCPAR), o Sistema Nacional de Empego (Sine), agendamento para emissão da Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS) e entrada no seguro-desemprego. Assim como a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, que montou uma parte da estrutura da Caravana Vez e Voz.
Na Tenda da Juventude era possível participar da oficina de produção literária, ser encaminhado para o ID Jovem, conferir a palestra sobre direitos e deveres dos jovens e ainda dizer quais as principais necessidades de sua comunidade. Ainda nesse espaço a Secretaria de Assistência Social e Políticas para a Mulher apresentou o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Já a Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Promoção à Saúde, abordou os cuidados com o mosquito Aedes Aegypt, expôs animais peçonhentos e infectocontagiosos e informou sobre saúde bucal e o Núcleo de Apoio ao Tabagista. Teve também aferição de pressão pelo Ceproal e realização de teste rápido para sífilis, HIV e hepatites B e C. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ainda distribuiu preservativos feminino, masculino e gel lubrificante.
Parceiros como o Sesc, Sesi e Sebrae marcaram presença com teste de glicemia, quick massage e orientação empresarial, respectivamente. Além da Supera, empresa que trabalha com ginástica para o cérebro, que levou jogos cognitivos, apresentou seu kit didático e ainda presenteou os trabalhadores com um vale aula. Para os mais vaidosos, a Jafra Cosméticos ofertou limpeza de pele.
Artesãos também tiveram um espaço para expor e comercializar seus produtos, como a Henrique Cristina, com suas peças confeccionadas com jornal, e o Edinilson da Silva, que trabalha reaproveitando lata, papel, papelão e pneu.
Para disfarçar a fome que hora ou outra apertava, a Maratá ofereceu café, a Tio Vieira pipoca e a Popular Alimentos distribuiu lanches variados. Tudo isso ao som do projeto Cultura na Praça, que nesta segunda-feira (30) foi protagonizado pelo mestre Afrísio Acácio.