2 de abril de 2018

Colaborar e respeitar as diferenças são itens básicos para o sucesso escolar, afirma consultora da FGV

Nesta segunda-feira (02), primeiro dia da Semana Pedagógica 2018, os educadores da rede municipal de ensino puderam usufruir do conhecimento da professora doutora, pesquisadora do Instituto Lemann Center-Stanford e consultora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre outras qualificações, Sofia Lerche, que apresentou um material sobre os Fatores Associados ao Sucesso nas Escolas.

Antes de começar sua palestra, Sofia falou sobre sua satisfação em estar na “cidade sorriso”. “A decisão política de que aconteça mudanças importantes e que elas sejam capitaneadas pela educação demonstra que muito mais que um prefeito, Arapiraca tem um gestor que enxerga a escola como um ambiente de aprendizagem e de formação”, reconheceu.

IMG_4678“Dito isso, hoje vivemos um momento histórico para o município e para a FGV, onde trazemos tópicos que são decisivos e estratégicos para a melhoria da educação, que é o que desejamos para a população”, explicou. “Estamos com um projeto de educação em andamento, mas é necessário a gente refletir sobre o que é o sucesso escolar”, sugeriu a consultora.

Na esfera governamental, além da dedicação, esforço e foco das pessoas, “janelas de oportunidades” podem contribuir para mudanças na trajetória das políticas públicas.  De acordo com Sofia, em diferentes áreas da intervenção humana é possível identificar fatores que facilitam ou dificultam o êxito de iniciativas.

“Boas ideias e práticas dependem de recursos e investimentos que podem ou não estar disponíveis”, disse. “Há, portanto, circunstâncias e contextos mais ou menos propícios para surgimento e sucesso de determinadas invenções”, completou.

Ainda segundo a consultora, alguns elementos são de fato comuns às escolas com êxito em sua missão, mas os resultados dos estudos, ainda recentes no Brasil, indicam que não há receitas prontas, cada uma constrói seu caminho em decorrência de sua história e identidade. “O sucesso de uma rede depende do investimento de tempo, compromisso e talento de todos nessa empreitada”, afirmou.

Mas, segundo Sofia, alguns fatores – os quais ela julga mais centrais ao trabalho dos gestores educacionais, escolares e dos docentes – podem contribuir para o sucesso escolar, são eles: foco na aprendizagem, altas expectativas de aprendizagem, qualificação e compromisso da equipe escolar; liderança da gestão, avaliação externa, clima escolar positivo e aproximação com a comunidade.

“Além desses, estudos sobre gestão pública mostram que a colaboração é um ingrediente chave das organizações inovadoras. Nesse sentido, uma das aprendizagens necessárias aos que fazem educação é cultivar a colaboração entre os diferentes segmentos que nela atuam”, falou.

De forma prática, isso implica em aprender a conviver, com respeito às diferenças de todas as ordens – étnicas, religiosas, de gênero, de classe social, incluindo as políticas. “Aprender a viver juntos é um benefício para todos. Os fatores associados ao sucesso escolar são relativamente simples e estão ao alcance daqueles dispostos a investir tempo e compromisso na sua conquista”, concluiu.

IMG_4681