Arapiraca promove ações preventivas no Dia Nacional do Combate à Hipertensão
O 26 de abril, Dia Nacional do Combate à Hipertensão Arterial, é a data adotada pelo Ministério da Saúde (MS) para conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e cuidar da doença conhecida popularmente como “pressão alta”. Um problema crônico, responsável por aumentar o risco de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal terminal.
Para celebrar o dia, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu uma série de ações relacionadas ao tema e destinadas à população, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Palestras, rodas de conversa, atividades físicas, oficinas e aferição de pressão arterial e nível glicêmico.
A coordenadora Municipal da Rede de Doenças Crônicas, a enfermeira Julliane Bispo, explica que o trabalho preventivo da hipertensão arterial acontece o ano inteiro, nas unidades de saúde, mas que se intensifica durante este mês de abril, quando se comemora o dia D. Entre as atividades estão palestras, rodas de conversa em salas de espera, exames e atividades físicas. “A ideia é alertar a população para a importância com os cuidados com a saúde, como identificar a doença, prevenir e tratar”, completou.
Atividades
As atividades começaram cedo nesta quinta-feira (26), além da preparação de unidades de saúde, o município ainda realizou palestra educativa e preventiva sobre o tema para alunos do 9º ano do Colégio Militar Tiradentes, ministrada pela coordenadora Julliane Bispo e Rita Pessoa, profissional da Educação Física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), quem ainda promoveu exercício de alongamento.
Entre as UBS, a do bairro Verdes Campos foi uma das que organizou um dia especial para os seus usuários, que logo pela manhã foram recepcionados com uma mesa de lanches saudáveis. Na sequência, participaram de exercício de alongamento, seguido de palestra sobre hipertensão arterial e câncer de boca e oficina de caixas de remédios. Além disso, com a parceria do Centro de Ensino Profissionalizante de Alagoas (CEPROAL), realizou aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar.
Entenda a Hipertensão Arterial
Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 30 milhões de brasileiros sofrem com o problema. Doença crônica, determinada pelos níveis elevados da pressão sanguínea no corpo. Considerada multifatorial, ocasionada por herança familiar ligada a fatores como maus hábitos alimentares, estresse e sedentarismo. O diagnóstico deve ser realizado por médicos, a partir da aferição da pressão arterial.
Crise
A hipertensão é assintomática na maioria das vezes. Mas, em crises, o paciente pode ter dor de cabeça, náuseas, vômito e tontura. entre os agravantes está o excesso de bebidas alcoólicas, obesidade, sedentarismo e estresse.
Alimentação
Alimentos industrializados devem ser evitados da dieta e substituídos por alimentação leve, rica em fibras, legumes, verduras e frutas. Reduzir sal é imprescindível
Exercícios
A prática de exercícios físicos também é recomendada, mas deve ocorrer após check-up e liberação da médica ou do médico responsável
Riscos
Segundo o MS, a pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos casos de AVC e 25% do quadro de insuficiência renal terminal.
(Fotos: Genival Silva)