19 de abril de 2018

Arapiraca incentiva notificações sobre casos de violência interpessoal e intoxicação exógena

IMG_5859

O auditório do Centro de Referência Integrada de Arapiraca (CRIA) foi palco de uma capacitação sobre Vigilância em Violência interpessoal e Intoxicação Exógena, que reuniu representantes de municípios pertencentes a 2ª macrorregião, que tem Arapiraca como referência. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Prefeitura de Arapiraca.

O objetivo da reunião foi sensibilizar a equipe multiprofissional sobre a importância do registro das notificações dos casos que chegam as unidades de saúde de violência interpessoal/autoprovocada, que incluem tentativas de suicídios, suicídio, autoflagelação, autopunição, automutilação e intoxicação exógena, onde os principais representantes de substâncias isoladas são os pesticidas, medicamentos, produtos químicos industriais e de uso domiciliar.

Na semana passada, atendendo a uma solicitação da Secretaria de Saúde de Arapiraca, a mesma capacitação foi ministrada exclusivamente aos profissionais arapiraquenses, uma vez que o município e a segunda maior fonte notificadora do Estado de Alagoas.

“Arapiraca é o município que mais notifica esses tipos de casos, principalmente violência auto provocada, os chamados suicídios. A sensibilização sobre o incentivo a notificação é de extrema importância, uma vez que notificados os agravos podemos trabalhar melhor as políticas públicas”, finalizou Larissa Pinto, coordenadora da área técnica de doenças e agravos não transmissíveis de Arapiraca.