16 de abril de 2018

Abordagem social noturna pretende remover crianças de semáforos

O Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) realiza no município de Arapiraca uma abordagem social noturna, em parceria com o Centro Pop, Conselho Tutelar e a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), com o objetivo principal de remover crianças de semáforos no período da noite.

A coordenadora do Creas, a pedagoga Vanize Cristiane Santos Bezerra, explicou que além de ser uma violação de direitos, as crianças estão sujeitas a acidentes, bala perdida e rapto. “Sei que a necessidade da família muitas vezes fala mais alto, mas o primeiro caminho é procurar o Cras [Centro de Referência em Assistência Social] da sua comunidade, o qual vai prevenir e evitar que esse tipo de situação aconteça”, disse.

untitledNa última abordagem noturna, realizada no dia 11 deste mês na Praça São José, no Parque Ceci Cunha e nas proximidades do Albergue Monsenhor Zé Neto, foram retiradas três crianças da rua e um senhor morador de rua foi encaminhado com a perna quebrada para o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho. Já as crianças logo foram entregues aos conselheiros tutelares para atendimento.

Quando não são crianças, o Creas inicia um trabalho de criação de vínculo com a pessoa atendida. Como explicou a psicóloga Acácia Dantas, é todo um processo. “Há casos e casos, mas no geral algo aconteceu para que aquele indivíduo esteja na rua, então a gente vai conversando, dizendo como podemos ajuda-lo, para que ele vá se abrindo”, disse.

Vale ressaltar que esse trabalho já acontece semanalmente, durante o dia, e tem como público pessoas em situação de rua, mendicância, criança vítima de trabalho infantil ou exploração sexual e em uso abusivo do crack e outras drogas, explicou a equipe do Creas.

IMG_6202