9 de março de 2018

Semana da Mulher é encerrada com palestra na Comunidade Casa Dona Paula

dona paula

A programação alusiva a Semana da Mulher, realizada pela Prefeitura de Arapiraca através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas para a Mulher, teve sua culminância na manhã desta sexta-feira (8) com uma palestra ministrada aos acolhidos e familiares atendidos pela Comunidade Casa Dona Paula, uma entidade terapêutica masculina sem fins lucrativos que abriga dependentes de álcool e outras drogas.

A palestra “Desmistificando a violência contra a mulher para homens” foi ministrada pela diretora de enfrentamento da violência contra a mulher, Saskya Maia, e teve como objetivo estabelecer uma parceria no sentido de que os homens também podem e devem auxiliar a mulher nessa luta, não sendo machistas, assim como trabalhando essa prevenção com os filhos.

“Muitos acham que a violência contra a mulher é apenas física. Mas existem outros vários tipos de violência como a psicológica, moral e sexual que, infelizmente acabam sendo mais comuns do que imaginamos”, frisou Saskya Maia.

dona paul2

Experiência de sucesso

Quem esteve presente na palestra foi o servidor público Alexandre Xavier, de 44 anos, um ex-viciado em cocaína, crack, álcool. Paciente psiquiátrico, Alexandre chegou a tomar 19 cápsulas de medicamentos por dia. Foi quando em outubro de 2016 resolveu procurar a Comunidade Casa Dona Paula, onde permaneceu acolhido por 9 meses.

Hoje, após vencer a dependência química, Alexandre ainda se emociona com sua vida regressa, mas faz questão de mensalmente ministrar pequenas palestras com os acolhidos na instituição. “Nunca desistam dos seus sonhos, pois a palavra de Deus diz que somos capazes”, finalizou o ex-dependente.