Práticas integrativas chamam atenção de arapiraquenses no Bosque
A fisioterapeuta Grazielle Lima comandou os exercícios no local (Fotos: Breno Airan)
Assim que pagou o valor no caixa e pegou seus pães fresquinhos, a aposentada Marli de Souza Silva saiu de uma padaria neste sábado (3), nas imediações do Bosque das Arapiracas, e foi caminhando como de costume para sua residência ali perto no bairro Capiatã.
Em frente à fonte luminosa, estava acontecendo uma série de aulas gratuitas, em uma parceria da Prefeitura de Arapiraca com a Academia Life e a Organize Consultoria e Projetos.
Uma das práticas integrativas que ocorria no momento em que a idosa de 66 anos ia passando era a yoga, uma tradição milenar indiana que une mente e corpo para trabalhar o quesito espiritual, indo muito além apenas das posições – os chamados “asanas”.
Com a sacola de pães nas mãos, dona Marli improvisou uma das posturas que estavam sendo executadas, a convite da facilitadora no local, a fisioterapeuta Grazielle Lima.
“Acho muito importante este tipo de movimentação aqui em praça pública. É uma coisa que trabalha não só o corpo, mas a nossa calma e isso se reflete, com a prática, no dia a dia. Parabéns pela iniciativa e que isto aconteça mais vezes”, diz ela, que nunca havia feito yoga antes.
Para participar, bastava apenas levar uma canga, toalha ou tapete mat. Outras práticas integrativas aconteceram também, como o chi kung e o mat pilates. Houve ainda exercícios de alongamento e dança, com todo mundo interagindo e aprendendo.
Outra que passava ali pelo Bosque na oportunidade foi a fisioterapeuta Aline Rocha, com uma criança de colo. “Só não participo porque realmente estou com meu filho aqui”, brinca. “Já fiz pilates antes e sei o quão relevante são estes exercícios para o fortalecimento do nosso corpo como um todo – sem falar que também trabalham a mente e as nossas limitações”, conclui ela.
Conferindo tudo de perto, o superintendente de Lazer e Juventude, da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Valsandy Veras, conversou com os transeuntes e comemorou a parceria com a Organize e a Academia Life, ensejando que o evento possa acontecer agora mensalmente.
Ele, o evento, teve como pauta também a prevenção e combate à Lesão por Esforço Repetitivo (Ler) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).