Paratleta relata rotina de treinos e busca apoio para compra de cadeira de rodas
A rotina dos treinos chega a ser desgastante, porém, a recompensa do trabalho feito durante a semana para Antônio Marcos dos Santos ou Marcos Paratleta, como é mais conhecido, é bastante satisfatória.
Na prática esportiva há um ano e meio, Marcos começou a treinar graças aos incentivos do professor de Educação Física Rodolfo Calmon, que viu nele potencial para o paratriathlon, combinação da natação, bicicleta adaptada e corrida de cadeira de rodas.
“O esporte sempre foi o meu sonho, mas essa fatalidade logo no auge da minha juventude [aos 14 anos] fez com que eu adiasse esse sonho. Hoje me vejo mais recompensado e preparado, e poder praticar um esporte é muito bom”, apontou o paratleta.
Dentro da sua rotina de treinos, Marcos alterna, durante a semana, as modalidades esportivas. No período da manhã das segundas, quartas e sextas-feiras, acompanhado do professor Rodolfo, ele percorre as principais vias do município de bike. São quilômetros e mais quilômetros de asfalto buscando melhorias no tempo, na respiração e no condicionamento físico.
Cedida pela Prefeitura de Arapiraca, a piscina do Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral I (Caeti-I) é onde, às terças e quintas-feiras, ele dá as suas braçadas e aperfeiçoa o nado para as competições da natação.
Para a corrida de cadeiras de rodas, os treinos são ainda mais pesados e são realizados sempre às quartas e sextas-feiras nas ruas do Centro da cidade e no Bosque das Arapiracas.
“Existem pessoas que entendem que estou treinando e dão apoio e espaço quando passo com a minha cadeira de rodas pelas ruas, mas existem outros que não dão a mínima para o que estou fazendo, ou para a minha deficiência”, apontou.
Competições
Por não ter uma cadeira de rodas dentro dos padrões exigidos pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), Marcos está, praticamente, impossibilitado de disputar a primeira etapa da Copa Triathlon Brasil, que acontece no próximo domingo (18), na capital baiana.
A meta dele é poder competir na segunda etapa da Copa Triathlon Brasil, que acontecerá no dia 6 de maio em Florianópolis, Santa Catarina.
Mas para que ele possa realizar esse sonho terá de correr contra o tempo e realizar, no dia 29 de abril, a I Trilha Amigos Patrocinadores com a finalidade de arrecadar fundos para a adesão de uma cadeira de rodas de atletismo.
A trilha
As inscrições serão realizadas na Academia Esporte e Saúde, localizada na Rua Shalom, 128, no bairro Baixa Grande, no valor de R$20 por atleta.
A concentração para o início da trilha também será na academia e lá será disponibilizado um café da manhã com base nutritiva para que os atletas possam suportar o trajeto que vai até o Racho WM, localizado na cidade de Junqueiro.
Durante a realização do evento, haverá pontos de apoio para hidratação, rota sinalizada, apoio mecânico para as bicicletas e carro de apoio para os atletas e seus materiais, além de sorteio de brindes ao término da trilha.
Apoio da Prefeitura
O paratleta foi recebido no final da manhã desta quarta-feira (14) pelo prefeito Rogério Teófilo, que garantiu apoio a ele e também a outros paretletas que representam Arapiraca no esporte nacional.
“É importante incentivarmos os nossos atletas e paratletas para que Arapiraca se torne uma formadora no esporte. É pensando nessa projeção que estamos construindo o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que servirá como berçário para o lançamento de novos nomes em várias modalidades esportivas”, disse o gestor.