Palestra sobre empreendedorismo abre 1ª Semana do Artesão de Arapiraca
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, sonhou, planejou e a Semana do Artesão é uma realidade no município. A primeira edição teve início na tarde desta segunda-feira (19) no auditório do Planetário – mesmo dia em que é comemorado o Dia Nacional do Artesão – com a presença do prefeito Rogério Teófilo e a palestra “Empreendendo com as Próprias Mãos”.
“O nosso trabalho é no sentido de tornar o artesão de Arapiraca eficiente, forte e reconhecido em todo o Estado de alagoas”, destacou o prefeito. “Com capacitações fornecidas pelo município e produtos exclusivos confeccionados por vocês, é possível resistir a qualquer dificuldade econômica e fortalecer ainda mais o comércio local”, destacou o prefeito.
Ministrada pelo consultor em planejamento e marketing do Sebrae, Victor Ferreira, a palestra teve o objetivo de alertar que o artesanato deve ser tratado como um negócio e o empreendedorismo é o que falta para agregar valor ao produto e tornar essa atividade rentável de fato.
“O artesanato não é apenas representatividade cultural, ele é um negócio como qualquer outro e tem custos de produção, requer tempo, precificação e criatividade para buscar soluções, explicou o consultor. “Com isso tudo calculado e anotado no papel, é hora de lucrar e passar a ter uma renda adequada”, garantiu.
Agora, para isso, é necessário o profissional abrir a cabeça e estar disposto a correr riscos. “O artesão tem que se profissionalizar, investir em marketing, se inserir nas mídias sociais, divulgando campanhas promocionais, suas atividades e, claro, o seu produto personalizado”, sugeriu Victor Ferreira.
Feirinha de Artesanato
Ainda em comemoração ao Dia do Artesão, acontece nos próximos dias, terça (20), quarta (21) e quinta-feira (22), uma feirinha de artesanato na praça Bom Conselho, no Centro, entre as 16 e 20h.
Lá, os artesãos inscritos poderão expor e comercializar os seus produtos, seja bijuteria, crochê, trabalhos em ferro, peças decorativas, móveis de pallet, bonecas e pesinhos de porta de tecido, entre outros.
O encerramento da 1ª Semana do Artesão acontece na sexta-feira (23), às 19h, no Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves, com uma apresentação exclusiva do mestre Afrísio Acácio.