Município segue com cronograma de ações de combate ao Aedes Aegypti
Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, considerado o principal transmissor da Dengue, Zika e Febre Chikungunya, vem sendo intensificadas pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a realização de mutirões nos bairros e comunidades rurais da cidade.
A superintendência de Vigilância em Saúde elaborou um cronograma de atividades, iniciadas no dia 6 de março, que devem ser executadas até o final de abril. O objetivo é reforçar as informações sobre a importância da participação da população nas ações de combate aos criadouros do mosquito.
“A ideia é chamar a atenção da pessoas para que se mantenha vigilante no combate ao mosquito, causador de tantas doenças”, destacou Maria Aparecida Araújo, coordenadora de Mobilização de Combate à Dengue.
Durante o mutirão, que conta com o apoio de um carro de som, agentes de endemias das unidades de saúde de cada bairro visitam as residências, onde abordam os moradores e levam informações educativas sobre prevenção e combate aos focos do mosquito. Os profissionais também inspecionaram reservatórios de água, vasos de plantas, onde aplicam larvicida.
A ação conta com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, que disponibiliza uma caçamba para o recolhimento de objetos potencialmente sujeitos a proliferação do mosquito, a exemplo de garrafas, pneus e outros.
Durante esta semana, receberão o mutirão contra o Aedes: Cavaco, Bom Sucesso, Vila Aparecida, Arnon de Melo, Vila Bananeira e Baixa Grande. A ação prossegue até o dia 25 de abril.