“Mecanismos de Fortalecimento Feminino” foi tema de roda de conversa na Semana da Mulher
“Mecanismos de Fortalecimento Feminino” foi tema central de roda de conversa, promovida pela Superintendência Municipal de Políticas para a Mulher, na manhã desta terça-feira (6), no auditório da Casa da Cultura, no Centro.
O evento faz parte da programação promovida pela Prefeitura de Arapiraca, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Para a roda de conversa foram convidados estudantes universitários e profissionais que atuam na rede municipal de atenção à mulher.
Na roda de conversa, mediada por Joana Jatobá, assistente social do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), foram abordados três temas, baseados na proposta central, referência para a discussão.
“Particularidades da Mulher Negra”, temática ministrada por Pierra Beatriz Cavalcante, psicóloga e representante do Coletivo Dandara; “A evolução Legislativa na Defesa dos Direitos da Mulher”, por Márcia Acioly, advogada do CRAMSV; e “Ações que auxiliam a promover a igualdade de gênero”, por Laura Emília Araújo, graduanda do curso de Letras/Inglês – Uneal – e representante do “Leia Mulheres”.
Saskia Maia, coordenadora Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, explicou que o município elaborou uma semana de atividades, abordando temáticas relacionadas ao universo feminino. O cronograma foi iniciado no dia 1º de março e segue até até o dia 9. “O objetivo é promover discussões sobre a temática mulher e apresentar o serviço do CRAMSV, em Arapiraca”, afirmou.
CRAMSV
O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV) é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas para a Mulher, que atua no acolhimento a mulheres que sofrem algum tipo de violência física, moral, psicológica, patrimonial ou sexual. O objetivo é oferecer bem-estar, proteção, informação, elevar a autoestima e desenvolver a autonomia dessas mulheres.
Programação
06/03 – 9h – Roda de Conversa “Mecanismos de Fortalecimento Feminino”.
14h – Palestra “Violência Contra a Mulher”, no 2º Centro de Saúde.
07/03 – 9h – Encontro do Grupo de Mulheres Bem me Quer, no CRAMSV.
14h – Palestra “Violência Contra a Mulher”, para grupo de mulheres da Igreja de São José.
08/03 – 9h – Mobilização na Praça deputado Marques da Silva
09/03 – 9h – Palestra “Desmistificando a Violência Doméstica e Familiar para Homens”, na Comunidade Dona Paula