Leia Mulheres: grupo discute livro “O Morro dos Ventos Uivantes” neste sábado
A escritora Emily Brontë morreu com 30 anos, deixando apenas este livro
Um ano antes de morrer de tuberculose, a escritora britânica Emily Brontë deixou para a Humanidade uma das suas histórias mais belas e mais violentamente perturbadas tendo como o enredo o amor entre Catherine e Heathcliff.
Estamos falando do clássico “O Morro dos Ventos Uivantes”, lançado em 1847, e que será discutido neste sábado (24) pelo grupo literário Leia Mulheres Arapiraca.
A história do livro ganha contornos sombrios quando Lockwood, o novo locatário da Granja da Cruz do Tordo, faz uma visita inesperada ao seu senhorio, Heathcliff, dono do Morro dos Ventos Uivantes. Numa terrível nevasca, ele tem que ficar por lá em sua casa. É aí que a trama toda se desenrola numa noite nada convencional.
Encontro mensal
Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, o encontro vai acontecer a partir das 15h30 no auditório da Casa da Cultura, na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro, com entrada aberta ao público. Não precisa ter lido a obra para participar, segundo as organizadoras.
Esta é a quarta intervenção cultural do grupo – que já abordou Rupi Kaur, Lygia Fagundes Telles e Sylvia Plath –, primando pela literatura feita por escritoras mulheres. A mediação será realizada pelas estudantes Laura Emília Araújo, Beatriz Rodrigues e Caroline Linhares.
Nesta quinta (22), o Leia Mulheres Arapiraca organizou ao lado do Coletivo Feminista Dandara de Palmares o “I Festival Mulheres: Arte e Poder” na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), dando protagonismo às artistas e ativistas mulheres da cidade e da região.