I edição do Juventude Vez e Voz é sinônimo de sucesso na Vila Pau D’Arco
A proposta é descentralizar os serviços prestados pela Prefeitura de Arapiraca, de forma que atenda a demanda de pedidos da população, agindo de forma humanitária e atribuindo mais voz aos jovens arapiraquenses.
E a primeira caravana Juventude Vez e Voz fez exatamente isso em sua primeira edição, e a comunidade contemplada a receber as primeiras atividades do projeto foi a Vila Pau D’Arco, local de raízes quilombolas e histórica para o município.
Só nesta sexta-feira (23), a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ), e parcerias realizaram diversas ações de melhoria na qualidade de vida e valorização pessoal e profissional para os jovens participantes.
Cada secretaria entrou com uma importante ação, a de Assistência Social e Políticas para a Mulher realizou o cadastro do Número de Inscrição Social (NIS) e do Cadastro Único (CadÚnico); o Procon deu as principais orientações jurídicas sobre o Código de Defesa do Consumidor; o Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDETur) confeccionou diversas Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emissão de Carteira de Identidade e encaminhamentos para o primeiro emprego.
A Saúde trouxe a comunidade para mais perto de si e durante o evento realizou diversos testes rápidos de HIV, hepatite B e C e hanseníase, aferição de pressão, palestras sobre o tabagismo e dengue, orientações sobre o uso de preservativos, etc..
Dentro da proposta da Secretaria de Educação e Esporte (SMEDE), levar aulões de exercícios funcionais foi a grande sacada, e a população teve a oportunidade de se exercitar junto aos professores de Educação Física da Academia Esporte e Saúde.
Ao som da cantora Dona Flô e banda, as ações foram realizadas e comemoradas dentro da comunidade, e o superintendente de Juventude, Valsandy Veras, acredita que esse é o caminho a ser seguido, e que atividades como esta seguirão acontecendo com frequência.
“Essa é uma forma de aproximar a Prefeitura de Arapiraca as comunidades. Esse é um tipo de evento que não ficará estagnado, deixaremos um legado em cada bairro, e ações como esta se repetirão com constância”, apontou o superintende, afirmando ainda a criação de um telecentro para o Juventude Empreendedora na Vila Pau D’Arco.