28 de março de 2018

Fórum propõe o fortalecimento da Rede Psicossocial de Arapiraca

IMG_7344

Espaço aberto a propostas de intervenções para o fortalecimento e integração  da rede de cuidados do município é a proposta do Fórum Intersetorial de Cuidados em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Ficsmad), que realizou a sua reunião mensal, nesta quarta-feira (28), no Centro de Referência  Integrado de Arapiraca (Cria), localizado no bairro Santa Edwiges.  

O evento, que é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, reúne gestores das pastas da Educação e Esporte,  Assistência Social e Políticas para a Mulher, Serviços Públicos, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cultura, Lazer e Juventude. Além de usuários da rede, familiares e a comunidade arapiraquense.  

“O objetivo é  discutir, em parceria, a atuação e qualificação da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca”, afirmou Edna Veríssimo, coordenadora da pasta. Para isso, ela explicou que a programação do Fórum é distribuída em quatro momentos: formação, onde são desenvolvidos os temas centrais de discussões; resgate de encaminhamentos do Ficsmad anterior e seus desdobramentos; discussão de casos e situações da rede; encaminhamentos e agendamento das rodas de conversas e estudos de casos.

Programação

IMG_7348

Na reunião desta quarta-feira, Iris Vieira Costa, técnica de planejamento da  Secretaria de Assistência Social e Políticas para a Mulher, apresentou os programas e serviços, a exemplo da Rede de Proteção Básica e Especial, CRAS, CREAS, Centro POP, CADÚnico e Restaurante Popular. “A proposta da participação da secretaria, hoje,  foi de apresentar a política de assistência social do município e discutir como pode contribuir para a Rede de Atenção Psicossocial”, destacou.

A ideia é que cada secretaria envolvida apresente os seus serviços e programas. Na reunião do mês de fevereiro, a apresentação foi realizada pela Secretaria de Saúde.  Dessa vez, a Secretaria de Assistência Social e Políticas para a Mulher. Na próxima, que acontecerá na última quinta-feira de abril, dia 26, serão apresentadas secretarias de Educação, Serviços Públicos, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Além do Conselho Municipal antidrogas (Comad).

IMG_7364

(Fotos: Samuel Alves)

“O intuito de cada encontro, que é aberto ao público em geral, é formular políticas públicas para as pessoas com sofrimento mental e com necessidades decorrentes do uso do álcool e outras drogas”, ressaltou Edna Veríssimo.