Arapiraca abre Semana de Luta contra a Tuberculose no centro da cidade
Às segundas-feiras, a tenda localizada na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca, recebe o projeto Cultura na Praça, comandado pelo mestre Afrísio Acácio. O espaço, que se transforma em palco de apresentações culturais, hoje (19), também acolheu a abertura da Semana de Luta Contra Tuberculose, promovida pela prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde.
O Dia Mundial da Tuberculose é 24 de março, instituído em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares. Mas, em alusão à data, a coordenação do Programa de Tuberculose e Hanseníase elaborou um cronograma de ações para a semana.
Segundo Maria Salésia Moreira, coordenadora Municipal do Programa Tuberculose e Hanseníase, o objetivo da campanha é promover informações sobre a tuberculose e os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a população de Arapiraca. “Apesar da tuberculose ser uma doença antiga, prevenível e curável, os números preocupam os órgãos de saúde. O Brasil está em 20º lugar no ranking dos países com maior número de casos de tuberculose no mundo. Por ano, são registradas mais de 4 mil mortes pela doença no país ”, justificou.
No último censo, em 2016, o Brasil notificou mais de 69 mil casos da doença. Em Alagoas, o número registrado foi de 1.055. Nesse contexto, Arapiraca apresentou a incidência de 81 novos casos de tuberculose. Salésia Moreira explica que Arapiraca trabalha para a erradicação da doença. E para isso, dispõe de um serviço qualificado voltado para prevenção, controle e cura da tuberculose, no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA).
Programação
As ações de combate à tuberculose estão sendo intensificadas durante esta semana. Entretanto, elas integram o programa anual do município. Nesta segunda, a abertura da semana foi iniciada com atividade educativa, no centro da cidade, com apresentação teatral, promovida pelo grupo Informação, Educação e Comunicação (IEC). O cronograma segue com palestra em sala de espera no CRIA, busca ativa de casos na Casa de Custódia de Arapiraca, no Centro POP, Fundação Antônio Jorge e em Unidades Básicas de Saúde.
Entenda a tuberculose
A tuberculose é uma doença provocada pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch. A transmissão pode ocorrer de uma pessoa para outra, pelo ar, por meio de partículas eliminadas na respiração, espirro e tosse. A doença aparece quando o bacilo chega aos pulmões e provoca uma inflamação nos tecidos à sua volta. Em resposta, o pulmão produz muco, o que leva à tosse.
Os sintomas iniciais são febre baixa, cansaço, mal estar, fraqueza, tosse, dor no corpo, suor noturno e falta de apetite. Ao longo do tempo, o mal estar se acentua, o paciente emagrece e a tosse persiste, podendo ocorrer com sangue. A doença também pode atingir outros órgãos.
Quem tem tosse por mais de três semanas deve procurar uma unidade de saúde para o diagnóstico, que é realizado com exames de escarro e com raio-X . O tratamento, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), deve ser feito sem interrupção por, no mínimo, seis meses.
(Fotos: Samuel Alves)