13 de março de 2018

Alunos de medicina da Ufal são imunizados pelo Programa de Vacinação do município

Os alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e professores do campus Arapiraca foram imunizados, na tarde desta terça-feira (13), contra hepatite B, tétano, sarampo, cachimbo e rubéola. A ação aconteceu na própria Universidade e foi realizada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Lucas Ferreira

Foto: Lucas Ferreira

Como os alunos estão inseridos nos territórios e equipamentos públicos de saúde desde o primeiro período do curso, cumprindo assim as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Medicina, e em face da parceira e do apoio da Prefeitura para a consolidação da 1ª Escola Médica no interior do Estado de Alagoas, a coordenação do curso solicitou as vacinas não só para proteger os alunos, bem como os usuários dos serviços de saúde onde os estudantes atuam.

A iniciativa fortalece o compromisso firmado entre as duas instituições públicas, Universidade de Prefeitura, na formação de profissionais médicos capacitados e comprometidos, bem como contribui para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no âmbito do Serviço Único de Saúde (SUS).

Foto: Lucas Ferreira

Foto: Lucas Ferreira

Independente de ser aluno ou não, os adultos que estiverem com o calendário vacinal atrasado ou incompleto devem se dirigir a sua Unidade de Saúde para imunização, se protegendo assim dos agravos de saúde transmissíveis.

A título de esclarecimento, a vacina contra Hepatite B é dividida em três doses, com um reforço a cada 10 anos. A tríplice viral, de dois a 29 anos são duas doses e dos 29 aos 40 uma dose. Já a antitetânica são três doses na vida. Todas elas disponíveis de graça no município.