Programa Municipal atua no controle ao tabagismo em Arapiraca
O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental, semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas, a exemplo do álcool e da cocaína. Em Arapiraca, diversas ações são promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde, através do Programa de Controle ao Tabagismo e Prevenção de Álcool e outras Drogas.
O programa tem o objetivo de prestar assistência à população que apresenta quadro de dependência à droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco. Entre as atividades propostas está a realização de encontros, que acontecem às quartas-feiras, às 17h, na Casa da Cultura.
Na última quarta-feira (21), mais uma turma foi iniciada. Do ano passado para este, já são três grupos formados. Do total de participantes, o programa registra um percentual de 80% cessação ao uso do tabaco, segundo Felipe Bispo, enfermeiro e coordenador do Programa de Controle ao Tabagismo e Prevenção de Álcool e outras Drogas.
Ele ainda explica que a proposta dos encontros é oferecer ao grupo de participantes meios de cessar o uso do tabaco, com o auxílio da equipe de saúde, que conta com a atuação da médica pneumologista Mônica Maria de Assis.
Programa
Para participar do programa é necessário realizar o primeiro atendimento no 5° Centro de Saúde. “Após a avaliação, a pessoa é inserida no grupo. No primeiro mês, o encontro acontece semanalmente; no segundo e terceiro, quinzenalmente. Já no quarto mês, quando chamamos de grupo de manutenção, a reunião é mensal”, explicou Felipe Bispo.