28 de fevereiro de 2018

Município discute tratamento de glaucoma em reunião na Defensoria Pública de AL

Na pauta da reunião, a busca de alternativas para o custeio dos tratamentos do programa de glaucoma em Alagoas

aurélia 2glaucoma

Arapiraca foi representada pela secretária Municipal da Saúde, Aurélia Fernandes, em reunião promovida pela Defensoria Pública de Alagoas, na manhã desta terça-feira (27). Na pauta, a busca de alternativas para o custeio dos tratamentos do programa de glaucoma em Alagoas.

Na reunião, também estavam presente a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), representantes de outros Municípios e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Consems). A discussão tratou da suspensão da distribuição do colírio aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), após a redução do repasse do Governo Federal para o tratamento do glaucoma em Alagoas.

A secretária Aurélia Fernandes, que foi à Defensoria Pública de Alagoas, acompanhada da superintendente de Gestão Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal da Saúde,  Karine Alécio de Lima, explica que em reunião com a equipe técnica ficou definido que, na próxima semana, o município vai iniciar o cadastro e a reavaliação dos usuários. Mas que precisa da definição da contrapartida financeira do Estado para implantar as ações

“O objetivo de realizar recadastramento e reavaliação dos usuários  de glaucoma do município é para agilizar e atender ao procedimento técnico do Ministério da Saúde. Para isso, o município vai dispor de um link no site da prefeitura – https://web.arapiraca.al.gov.br –  para essa finalidade”, afirmou Aurélia Fernandes.