Cuidados em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas é tema de Fórum Municipal
O objetivo de reunir gestores, trabalhadores e usuários para discutir, em parceria, a atuação e qualificação da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca.
O Cine Teatro do Planetário Municipal de Arapiraca se transformou em espaço de debate, na manhã desta quinta-feira (22), com a realização do Fórum Intersetorial de Cuidados em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Ficsmad). O evento, que é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, e acontece mensalmente, tem o objetivo de reunir gestores, trabalhadores e usuários para discutir, em parceria, a atuação e qualificação da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca.
A temática trabalhada no Fórum não é um problema específico da saúde. Isso ficou claro, durante exposição dos participantes da roda de conversa. Para amenizar o sofrimento de quem apresenta algum tipo de transtorno mental, é necessário um olhar atento e humanizado, que pode acontecer em diferentes espaços. Um dos citados, a escola, deve ser importante parceira na prevenção e identificação de sintomas, a exemplo da depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros.
Edna Veríssimo, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, ressaltou a importância da participação de outras secretarias municipais e da própria sociedade no evento. “O Ficsmad é um fórum aberto e voltado não apenas para os trabalhadores municipais, mas para seus usuários e toda a sociedade. E tem a proposta de unir todos os serviços para discutir o tema, com o compromisso de contribuir para o fortalecimento e integração da rede”, afirmou.
Programação
A programação do Fórum foi distribuída em quatro momentos: formação, onde foram desenvolvidos os temas centrais de discussões e apresentada a Rede de Atenção Psicossocial; resgate de encaminhamentos do Ficsmad anterior e seus desdobramentos; discussão de casos e situações da rede; encaminhamentos e agendamento das rodas de conversas e estudos de casos.
Do local, os participantes saíram sensibilizados e convictos da necessidade da união entre os setores para possibilitar avanços no serviço público. Com frase da médica psiquiatra Nise da Silveira, a coordenadora da Rede Psicossocial encerra a sua apresentação convidando o público à reflexão: “É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade”.