28 de fevereiro de 2018

Arapiraca participa da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

O evento visa a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde

conferenciaArapiraca participa da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS), que está acontecendo em Brasília, no período de 27 de fevereiro a 2 de março. O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e visa a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde, a manutenção de direitos conquistados e a defesa de um SUS público e de qualidade para todos.

Entre os desafios da 1ª CNVS, está o estabelecimento de um modelo de atenção à saúde voltado para a redução do risco da doença e de outros agravos, onde a promoção, proteção e prevenção ocupem o mesmo patamar e recebam a mesma importância do que a recuperação e a assistência. A participação de Arapiraca no evento acontece por meio de uma comissão de delegados, formada por assistentes sociais do município: Fátima Ramalho, na categoria Gestor, e Charles Petuba – categoria Trabalhador da Saúde.

“Antes desse momento na 1ª CNVS, que é uma grande conquista, passamos pelas etapas municipal e estadual, onde foram apresentadas propostas direcionadas por usuários,   técnicos e trabalhadores da Secretaria Municipal da Saúde. O nosso papel aqui é defender as propostas que visam garantir o fortalecimento e melhoria do Sistema Único de Saúde em Arapiraca”, destacou Fátima Ramalho.

fátimaramalhoFátima Ramalho e Charles Petuba, assistentes sociais do município, participam da 1ª CNVS

Tema da 1ª CNVS

O tema central da conferência, norteadora das discussões é “Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”. A proposta é que os participantes trabalhem, de forma coletiva, para se fazer cumprir os preceitos básicos: construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.