24 de janeiro de 2018

Prefeitura, MP, blocos e autoridades assinam TAC para o Folia de Rua

IMG_9473

Encontro e assinatura aconteceram no Ministério Público (Foto: Samuel Alves)

No Carnaval, nem tudo é festa. As coisas devem ser feitas com o máximo zelo e consciência pelos organizadores para que todos, de fato, se divirtam com propriedade e segurança.

E para que tudo ocorra nos conformes, foi assinado nesta quarta-feira (24) na sede do Ministério Público Estadual (MPE), no bairro Santa Edwiges, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) referente às prévias carnavalescas — o Folia de Rua — que acontecerão neste fim de semana.

Conduzido pelo promotor Saulo Ventura de Holanda, da 9ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, o encontro proporcionou um diálogo ainda mais aberto entre as partes.

Estavam presentes no local o procurador Geral do Município, Rafael Gomes, representando o prefeito Rogério Teófilo; o secretário Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Silvestre Rizzatto; o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Roberto Amaral; a secretária Municipal de Serviços Públicos, Vanessa Sampaio; o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Jodelmir Pereira; a superintendente de Desenvolvimento Urbano, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras, Larissa Cajueiro; e os representantes de todos os blocos envolvidos, além de membros do Corpo de Bombeiros, 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Liga dos Blocos de Arapiraca (LBA), Vigilância Sanitária de Arapiraca (Visa) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Todos assinaram o documento de nº 0001/2018/Prodecon que, em suas cláusulas, inferia sobre a disposição de banheiros químicos no loca; horários corretos de saída e chegada dos blocos carnavalescos; a não colocação de nomes de possíveis candidatos políticos nos abadás; monitoramento dos ambulantes cadastrados e atuação na segurança alimentar; impedimento de circulação de vasilhames de vidro e espetinhos de madeira pelos arredores do evento; envio de relatório final de termo circunstanciado sobre o diagnóstico dos festejos momescos; proibição de carros de som (paredão) pela avenida, bem como trios elétricos não regulamentados; planejamento da SMTT por parte da logística e escoamento para o melhor fluxo de veículos na região durante os dias da prévia; e limpeza imediata das vias nos dias posteriores aos eventos, entre outros itens (veja na íntegra aqui: TAC_FOLIA_DE_RUA).

Esta 14ª edição do Folia de Rua terá, de forma inédita, três dias seguidos de movimentação, a começar nesta sexta-feira (26) com a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, bairro do Centro.

No dia seguinte, sábado (27), haverá o tradicional desfile dos blocos no Bosque das Arapiracas, no Centro, com concentração às 15h. E no domingo (28), um arrastão da LBA com a banda O Rodo da Bahia, fazendo um axé music a partir das 16h, também no Bosque.

IMG_9482

O promotor Saulo Ventura de Holanda entregando o documento nas mãos do procurador Geral do Município, Rafael Gomes (Foto: Samuel Alves)