Prefeitura disponibiliza mais carros pipa para atender a população
Desde o início do verão, em dezembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Arapiraca tem recebido um número recorde de pedidos para abastecimento de água potável nas comunidades urbanas e rurais do município. Para atender a nova demanda, a Prefeitura aumentou de 1 para 4, o número de carros-pipa.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Roberto Amaral, informou que diariamente os carro-pipa são abastecidos para cumprir o agendamento das comunidades. O início da estação reduz a água nos reservatórios e dificulta ainda mais a vida das famílias que necessitam do líquido.
Outro fator agravante é o precário serviço de fornecimento de água pela Companhia de Abastecimento de Água de Alagoas (Casal) que já chegou a ficar mais de vinte dias com o fornecimento suspenso em alguns bairros e comunidades rurais.
Roberto Amaral informou que a Operação Água é Vida realizada pela Coordenadoria da Defesa Civil Estadual com recursos do governo federal vai contribuir para minimizar essa situação. São contemplados os municípios do Agreste e Sertão que decretaram situação de emergência em função da estiagem prolongada ocorrida no ano passado. O problema é que a operação ainda não foi iniciada.
Na semana passada, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente participou de uma reunião realizada pela Defesa Civil Estadual no município de Santana do Ipanema. O objetivo da reunião foi discutir a funcionalidade da operação, cadastro e fiscalização. Durante a reunião informado que a qualquer momento os recursos federais podem ser liberados e a operação começa a todo vapor. “ O município de Arapiraca está cadastrado e com toda a documentação regularizada. Só nos restar aguardar o início da operação para atender um número maior de famílias”, relatou o secretário Roberto Amaral.