17 de janeiro de 2018

Pela 1ª vez, “Folia de Rua” terá 3 dias de festa carnavalesca em Arapiraca

folia_de_rua2

O Rei Momo da Pestalozzi, Renato Chaves, ao lado da nossa Rainha do Carnaval 2017,
Fernanda Duarte, abrindo alas para a epifania da alegria (Foto: Samuel Alves/ arquivo)

Muita gente considera que o começo do ano só se dá após o Carnaval. Mas em Arapiraca, este início acontecerá já nas tradicionais prévias do Folia de Rua, que em 2018 chega à sua 14ª edição.

Pela primeira vez, o evento terá três dias seguidos de festa, inclusive com a volta de tradicionais blocos que fizeram história na cidade no terceiro quarto do século passado, além de uma participação especial do bloco do Pinto da Madrugada, de Maceió.

Assim, no dia 26 de janeiro, haverá a partir das 19h a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, bairro do Centro, agitando a torcida dos blocos locais com parte das votações sendo realizadas nas redes sociais.

No dia 27, ocorrerá às 16h o desfile do Folia de Rua com o tema “Arapiraca: Resgatando Tradições”, pelo segundo ano consecutivo no Bosque das Arapiracas, no Centro, agora trazendo para a avenida os blocos antigos Zum Zum, A Pinta, Bandinha do Dedé e Tengo Tengo. Afora, os outros 13 blocos já inscritos darão mais cor, brilho, som e alegria ao ambiente.

E finalmente no dia 28, também pela primeira vez, o arrastão da Liga dos Blocos de Arapiraca (LBA), aberto ao público com um trio elétrico sendo puxado pela banda O Rodo da Bahia, a partir das 16h. A concentração e o início serão nas imediações do Ginásio Municipal João Paulo II, no Centro, finalizando no Arapiraca Garden Shopping, bairro de Santa Edwiges.

Outro fato marcante é a festa indoor que o bloco Kíhei vai realizar logo após o desfile e o arrastão, no estacionamento do shopping com shows de Samyra Show, Wallas Arraes e FarraMix, no dia 26, e Igor Canário e A Moda, no dia 27.

A organização e o protagonismo deste 14º Folia de Rua é da LBA, com o apoio da Prefeitura de Arapiraca e da iniciativa privada e ainda a presença do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e guarda municipal.