‘Janeiro Branco’ chama atenção para os cuidados com a saúde mental
“Quem cuida da mente, cuida da vida”. Este é o slogan da Campanha Janeiro Branco, que alerta para o debate sobre a saúde mental
“Quem cuida da mente, cuida da vida”. Este é o slogan da Campanha Janeiro Branco, idealizada por psicólogos brasileiros desde 2014. Ela alerta para a importância de debater e difundir o conceito de saúde mental. E coloca em evidência temas relacionados, a exemplo de transtornos como o estresse, ansiedade, depressão, esquizofrenia e hiperatividade. O objetivo é estimular a prevenção e o combate ao adoecimento emocional das pessoas.
Em Arapiraca, uma programação foi elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Subsede do Conselho Regional de Psicologia (CRP) e contribuição de psicólogos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e do próprio CRP. Além da equipe do PET- graduaSUS
Durante o mês, atividades serão realizadas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nas Unidades Básica de Saúde (UBS), nas Academias da Saúde e na ONG Casa de Caridade, no bairro Itapõa. Contudo, o município quer levar o tema a toda a sociedade. Por isso, o encerramento da campanha acontecerá no Bosque das Arapiracas, no dia 30, às 18h30min, com a execução de atividades que convidem as pessoas a pensar sobre o assunto.
Parceria
Em parceria com a Rede Municipal de Atenção Psicossocial e Mental, executora da campanha, a coordenação de Promoção à Saúde também estará realizando ações no local. É que no mesmo dia, 30 de janeiro, foi instituído o Dia Internacional da Não Violência, que destaca a importância da cultura da paz. O objetivo é alertar a sociedade para valores como o respeito, a cooperação e a solidariedade.