30 de janeiro de 2018

Dia “D” Janeiro Branco começa com integração dos usuários dos CAPS’s

Campanha Janeiro Branco alerta para os cuidados com a saúde mental

IMG_0333

A programação do dia “D” do Janeiro Branco, que alerta para os cuidados com a saúde mental, começou cedo em Arapiraca. Uma caminhada simbólica integrou os grupos de usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS’s), que saíram do Caps Nise da Silveira, às 8h30min, no bairro Caititus, e seguiram até a unidade do Sesc, onde também participaram de uma série de atividades voltadas ao tema.

Após a caminhada, os usuários foram acolhidos pela secretária da Saúde, Aurélia Fernandes, representando o prefeito Rogério Teófilo, e equipes da pasta. Edna Veríssimo, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, explicou que a ação foi organizada pensando em proporcionar um momento de interação fora do ambiente dos CAPS ‘s, com uma abordagem voltada para a qualidade de vida dos usuários dos serviços. Para isso, contou com a participação do Grupo de Autocuidado.

IMG_0341

As atividades que elaboramos para hoje são uma extensão das que acontecem no CAPS AD, todas as terças-feiras. A ideia é, através de dinâmicas, vídeos e rodas e conversa, estimular a interação entre eles e fortalecer os vínculos com a equipe que atua no serviço de atenção psicossocial do município”, explicou a psicóloga Valeska Luz.

Programação Dia “D”

A programação segue ao longo do dia. E, no horário da tarde, a partir das 16H, as atividades serão abertas à participação de toda a população, no Bosque das Arapiracas. No espaço serão organizadas rodas de conversa ao ar livre, promovidas por psicólogos e educadores físicos, sobre temas relacionados à prevenção e combate ao adoecimento emocional. Além disso, prática da Yoga, caminhada e aula de Fit Dance; No local, também estarão disponíveis para a comunidade, testes de glicemia e aferição de pressão arterial. A coordenação do evento sugere que as pessoas participem com roupa de cor branca.