Dia “D” do Janeiro Branco será marcado por ação no bosque
O município vem realizando uma série de atividades em alusão ao “Janeiro Branco”, campanha nacional que alerta para o debate sobre a saúde mental. As ações estão distribuídas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nas Unidades Básica de Saúde (UBS), em escolas municipais e nas Academias da Saúde. A programação se encerra na pŕoxima terça-feira (30), o Dia “D”, com ações no Bosque das Arapiracas, a partir da 15h30min.
Dia “D”
Na programação do dia “D”, rodas de conversa sobre temas relacionados ao Janeiro Branco, a exemplo de “A saúde mental do trabalhador” e “A importância da atividade física”, que serão ministradas por psicólogos e educadores físicos do município. Além disso, quem comparecer ao bosque poderá participar de prática da Yoga, caminhada simbólica e aula de Fit Dance. Também estarão disponíveis para a população, testes de glicemia e aferição de pressão arterial. A organização do evento sugere que as pessoas participem com roupa de cor branca.
Edna Veríssimo, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca, explica que a programação da terça-feira, apesar de toda a movimentação de atividades no bosque, inicia ainda no horário da manhã. Às 8h30min, caminhada com os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial, com saída do CAPS Nise da Silveira, no bairro Caititus, até a unidade do Sesc, onde acontecerá momento de acolhimento e realização de atividades.
A campanha Janeiro Branco é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e executada pela Rede de Atenção Psicossocial, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e equipe do PET- graduaSUS. E conta com o apoio do Conselho Regional de Psicologia (CRP).